Foto de arquivo

O Dia da Tauromaquia está de regresso, depois de no ano passado não se ter realizado devido ao confinamento obrigatório no pico da pandemia. O evento realiza-se este ano no dia 26 de Fevereiro, na Praça de Toiros da Moita, num programa que abrange todo o dia, com muitas actividades e um grande festival taurino misto.

Segundo a organização, ao longo do dia estão previstas diversas iniciativas que prometem celebrar a afición e levar a cultura tauromáquica a vários públicos. Além de animação ao longo do dia e actividades pedagógicas para crianças e adultos, estão garantidas várias expressões tauromáquicas, demonstrações de toureio e pegas, aulas de toureio e muitas novidades, num dia para toda a família.

Para João Santos Andrade, presidente da ProToiro, a realização do Dia da Tauromaquia “é um óptimo sinal podermos retomar este grande evento anual onde celebramos a grandeza e importância da cultura tauromáquica dentro da cultura portuguesa. Será um dia de união dos aficionados e também um dia para os curiosos poderem descobrir esta cultura única no mundo. Esperamos que seja o primeiro sinal de uma temporada normal e de superação da pandemia”.

No encerramento deste dia, que será de festa e de celebração da tauromaquia, os aficionados vão poder assistir a um festival taurino com um cartel misto de luxo com os cavaleiros Ana Batista, João Moura Jr, João Ribeiro Telles, João Salgueiro da Costa, o matador português João Silva “Juanito” e o novilheiro praticante Filipe Martinho.  Pegam os forcados de Montemor e Aposento da Moita, perante toiros da ganadarias Vinhas, Murteira Grave (a pé), Passanha, Eng.° Jorge de Carvalho (a pé), Varela Crujo e
Romão Tenório.

“Todos os pormenores serão revelados em breve, com a certeza de que este evento contará com a presença de todos de forma a celebrarmos em conjunto a cultura tauromáquica portuguesa. Os bilhetes poderão ser comprados na Tickeline dentro de poucos dias”, conclui a organização.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…