Foto de arquivo

O Dia da Tauromaquia está de regresso, depois de no ano passado não se ter realizado devido ao confinamento obrigatório no pico da pandemia. O evento realiza-se este ano no dia 26 de Fevereiro, na Praça de Toiros da Moita, num programa que abrange todo o dia, com muitas actividades e um grande festival taurino misto.

Segundo a organização, ao longo do dia estão previstas diversas iniciativas que prometem celebrar a afición e levar a cultura tauromáquica a vários públicos. Além de animação ao longo do dia e actividades pedagógicas para crianças e adultos, estão garantidas várias expressões tauromáquicas, demonstrações de toureio e pegas, aulas de toureio e muitas novidades, num dia para toda a família.

Para João Santos Andrade, presidente da ProToiro, a realização do Dia da Tauromaquia “é um óptimo sinal podermos retomar este grande evento anual onde celebramos a grandeza e importância da cultura tauromáquica dentro da cultura portuguesa. Será um dia de união dos aficionados e também um dia para os curiosos poderem descobrir esta cultura única no mundo. Esperamos que seja o primeiro sinal de uma temporada normal e de superação da pandemia”.

No encerramento deste dia, que será de festa e de celebração da tauromaquia, os aficionados vão poder assistir a um festival taurino com um cartel misto de luxo com os cavaleiros Ana Batista, João Moura Jr, João Ribeiro Telles, João Salgueiro da Costa, o matador português João Silva “Juanito” e o novilheiro praticante Filipe Martinho.  Pegam os forcados de Montemor e Aposento da Moita, perante toiros da ganadarias Vinhas, Murteira Grave (a pé), Passanha, Eng.° Jorge de Carvalho (a pé), Varela Crujo e
Romão Tenório.

“Todos os pormenores serão revelados em breve, com a certeza de que este evento contará com a presença de todos de forma a celebrarmos em conjunto a cultura tauromáquica portuguesa. Os bilhetes poderão ser comprados na Tickeline dentro de poucos dias”, conclui a organização.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.