A Câmara Municipal de Rio Maior e a Associação “Beleza Teatro” criaram o projecto cultural “Somos Todos um Rio” para levar programação, formação e criação artística às 10 freguesias do concelho num total de 100 espetáculos, no espaço de dois anos.

Segundo a autarquia, este projecto de teatro comunitário vai englobar todas as suas freguesias, com enfoque principal no envolvimento da população. Em cada freguesia será criado um grupo de trabalho que desenvolverá, com a população local, um espectáculo, que é o reflexo do sentir daquela comunidade. Um teatro genuíno, da comunidade, para a comunidade e com a comunidade, na medida em que se procurará dar palco a assuntos pessoais e locais que serão depois trabalhados até ganharem forma teatral.

“Somos Todos um Rio” nasceu para criar a inclusão e criação de uma identidade comunitária através da arte, e da partilha de experiências e saberes, permitindo a criação de laços e parcerias, quer pessoais quer institucionais, o que visa contribuir para a consolidação da rede cultural do concelho, bem como colmatar algumas das lacunas em termos de oferta cultural fora da cidade.

PUBLICIDADE

O objectivo é envolver as populações e associações culturais concelhias de forma a potenciar uma forte adesão da comunidade, uma vez que remetem para a memória colectiva e potenciam a valoração social e identitária do concelho.

O projecto já se está a iniciar nas freguesias de Asseiceira, Arrouquelas, Fráguas, Rio Maior e União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João, com a recolha de material para o projecto.

“Somos todos um Rio” é um Projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Rio Maior e Associação “Beleza Teatro”, que contará com a colaboração do Coletivo RG-Projeto de Teatro Comunitário, e de todas as freguesias do concelho de Rio Maior.

Os interessados nesta iniciativa devem dirigir-se à sua Junta de Freguesia e manifestar a vontade de participar.

PUBLICIDADE
Leia também...

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

VÍDEO | Celestino Graça nasceu há 107 anos!

Cumprem-se neste sábado, dia 9 de Janeiro, cento e sete anos sobre…