A Biblioteca Municipal de Tomar recebeu a primeira apresentação pública após o lançamento do livro “Sophia de Mello Breyner Andresen”, que constitui a primeira biografia da poeta que foi uma das vozes maiores da literatura portuguesa do século XX.

A iniciativa, que decorreu na noite de segunda-feira, 27 de Maio, numa parceria entre o Município e a Livraria Nova, contou com a presença da autora da obra, a jornalista Isabel Nery, cujo trabalho foi o resultado de uma profunda investigação, que incluiu, além das consultas em arquivos e da recolha de cerca de sessenta testemunhos pessoais, a visita aos lugares mais emblemáticos onde viveu, que visitou ou que de alguma maneira marcaram a vida de Sophia.

O livro, como salientou Nuno Garcia Lopes na apresentação, é uma peça fundamental para conhecer a vida da escritora mas também para a compreensão da poesia da autora de “Mar Novo”. Isabel Nery frisou a importância do trabalho de pesquisa, de modo a fundamentar todos os passos deste livro, cujo rigor é de facto assinalável.

A sessão contou ainda com um momento musical por Arlindo Marques e leitura de poemas de Sophia por Lourenço Madureira, Lucas Veras e Mariana Marques (alunos dos dois agrupamentos de escolas do concelho) e pela professora Fernanda Mocho, espaço que sensibilizou especialmente a convidada.

Entretanto, as sessões com escritores na Biblioteca Municipal de Tomar, no âmbito desta parceria entre o Município e a Livraria Nova, não vão ficar por aqui e na próxima segunda-feira, dia 3 de Junho, também às 21 horas, será a vez da presença de José Rodrigues dos Santos, um dos mais mediáticos jornalistas portugueses mas também figura incontornável das tabelas de vendas de livros no nosso país.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…