Diogo Piçarra, Capicua, Paulo de Carvalho e Sónia Tavares (Gift) são os cabeças de cartaz das Festas de Abrantes’18 que decorrem de 13 a 17 de Junho, desde o Castelo até ao Aquapolis (margens do Tejo), com epicentro nas ruas e praças do Centro Histórico.

A celebração da parceria entre a Câmara de Abrantes e a Fundação Serralves será uma das novidades desta edição. Na Praça Raimundo Soares (praça da Câmara) ficará instalado o Espaço Família que será preenchido diariamente com artes circenses e aventuras multisensoriais (ciência divertida e arte), numa lógica de interacção entre pais e filhos.

O Castelo da cidade será o palco para o grande concerto do Dia da Cidade, 14 de Junho pelas 22h00. O concerto Bravo Abrantes juntará em palco Paulo de Carvalho e Sónia Tavares – vocalista dos The Gift – e a Orquestra Ibérica, dirigida pelo Maestro Nuno Feist, num espectáculo preparado exclusivamente para esta celebração.

PUBLICIDADE

A par de grandes nomes da música portuguesa, integram o cartaz do evento uma festa M80, concertos de final de noite com vários Dj’s locais e nacionais e espectáculos com a prata da casa, desde a música popular até aos talentos locais que se apresentam em palco com o cantor Rui Drumond.

Também o desporto será um dos pontos fortes do programa, com a realização de modalidades para todos os gostos e idades. Downhill urbano, Uphill, festival de Canoagem, carrinhos de rolamentos, show motorizado, Futebol e Voleibol de praia, torneio de sueca, passeio chapa amarela, Campeonato Nacional de Clubes em Atletismo, Prova do Campeonato do Mundo de Agility e Campeonato Nacional de Biatle, são as provas a realizar maioritariamente no Centro Histórico da cidade, mas também no rio Tejo e na Cidade Desportiva. Há ainda a destacar a travessia em bicicleta que levará dezenas de participantes a confluir a Abrantes, desenhando uma rosa-dos-ventos a partir de 4 partidas simultâneas das cidades de Sagres, Vila Real de Santo António, Bragança e Caminha. O “Abrantes na Diagonal” é uma ideia original do abrantino Nuno Gomes, que foi “comissário” do Centenário da cidade, em 2016, praticante da modalidade de ciclismo (BTT e ciclismo de estrada) e envolve praticantes destas modalidades oriundos associações concelhias.

Outros motivos de atracção são o artesanato e design urbano, a animação de rua, exposições do Figurado de Estremoz e do Bordado de Castelo Branco, as tasquinhas dinamizadas pelas associações concelhias, feira de sabores e tradições para promoção de produtos locais e a doçaria de Abrantes. São actividades que vão pontuar as ruas do Centro Histórico da cidade ou dar vida a lojas devolutas.

Para olhar o futuro, no rés-do-chão do Edifício Milho ficará instalado o espaço Smart Loung que vai disponibilizar uma exposição interactiva sobre os instrumentos de gestão municipal e de ligação ao cidadão, no âmbito do projecto municipal “Abrantes, cidade inteligente”. Para potenciar a utilização das app’s associadas, os visitantes poderão fazer, de forma apoiada, download e será também disponibilizada a possibilidade de carregamento de equipamentos móveis.

Para facilitar o acesso ao Centro Histórico durante o período nocturno, a Câmara Municipal vai disponibilizar três autocarros, de utilização livre, que circularão em regime de vai e vem entre as 19 e a 01h00, de 13 a 17 de Junho. Os autocarros farão três circuitos distintos, com paragem em três parques de estacionamento, locais onde podem ser deixadas as viaturas, que estarão devidamente assinalados: Cidade Desportiva; Parque Tecnológico do Vale do Tejo, em Alferrarede e Aquapolis – Margem Sul (Avenida Marginal), no Rossio ao Sul do Tejo.

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Loja da Cavalinho assaltada no Centro Histórico de Santarém

A loja do Cavalinho foi alvo de um assalto na madrugada desta…

Colisão entre motociclo e ligeiro de passageiros provoca um ferido grave na EN 118

Um ferido grave é o resultado de uma colisão entre um motociclo…

Advogado positivo à covid-19 obriga Tribunal de Santarém a accionar o Plano de Contingência

As próximas sessões do julgamento de Tancos foram canceladas depois de um…