O Dispositivo de Combate aos Incêndios Rurais “mantém todos os seus níveis de operacionalidade”, sem colocar em causa “a frente de trabalho” da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), assegurou hoje o ministro da Administração Interna.

“O Dispositivo Nacional de Combate aos Incêndios Rurais, no âmbito da Autoridade Nacional [de Emergência e] Proteção Civil, mantém todos os seus níveis de operacionalidade”, garantiu José Luís Carneiro.

Segundo o governante, “os cerca de 14 mil elementos, cerca de três mil viaturas e veículos, e todas as forças e serviços que contam, naturalmente, com uma solidariedade e com uma cooperação também com as autarquias do país, todos esses meios estão mobilizados e preparados sem colocar em causa aquela que é a dimensão e a frente de trabalho para a Jornada Mundial da Juventude”, garantiu José Luís Carneiro.

O ministro falava aos jornalistas em Fátima, onde foi conhecer o dispositivo da Guarda Nacional Republicana (GNR) no âmbito da JMJ, que contempla a deslocação do Papa Francisco ao santuário, no dia 05 de agosto.

O governante adiantou que a JMJ conta, “entre forças e serviços que a proteção civil congrega, também até três mil elementos” que podem ser mobilizados para o evento.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa para a JMJ, com o Papa Francisco, de 01 a 06 de agosto.

O Papa chega a Lisboa no dia 02 de agosto, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no dia 05, para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

“Todas as forças e todos os serviços que contribuem com os seus planos autónomos de segurança para o plano global, que é coordenado pelo Sistema de Segurança Interna, e estamos a falar de 14 entidades que colaboram para o plano global da Segurança da Jornada Mundial da Juventude, estão todos devidamente preparados, devidamente articulados”, declarou José Luís Carneiro.

Neste esforço destacou o trabalho do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Paulo Vizeu Pinheiro, “com todas as forças e serviços, e com vários ministérios que cooperaram”, sobretudo, além da Administração Interna, Justiça e Defesa Nacional, “com a coordenação política da senhora ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares”.

“O que me dizem é que estão prontos, estão mobilizados, estão com o máximo das suas forças e capacidades, preparados para que seja uma jornada bem-sucedida”, acrescentou.

Leia também...

Vila Nova da Barquinha destaca legado em colóquio sobre os templários e Ordem de Cristo

O reforço do seu papel como território de referência na história templária em Portugal é um dos objetivos que leva Vila Nova da Barquinha…

Autoridades procuram jovem desparecido no rio Tejo em Santarém

As autoridades procuram um jovem de 15 anos de idade que desapareceu no rio Tejo, na tarde deste domingo, 13 de Junho, na Ribeira…

Operação Páscoa 2023 termina com pior balanço dos últimos 2 anos

No período de Páscoa, entre 06 e 10 de Abril, registaram-se mais 11 vítimas mortais nas estradas portuguesas do que na Páscoa de 2022…

Sistema de bicicletas partilhadas de Torres Novas já está em funcionamento

O Município de Torres Novas disponibiliza um sistema de partilha pública de bicicletas, «BUTe», que inclui o conjunto de equipamentos destinados a permitir a…