A Coordenação Distrital do Bloco de Esquerda de Santarém reuniu recentemente com o Instituto da Segurança Social – Santarém (ISS) para avaliar a resposta social da instituição à situação da pandemia ao nível distrital.

Segundo um comunicado do Bloco de Esquerda (BE) de Santarém, a recolha de informação permitiu à delegação “avaliar como globalmente positiva a resposta às solicitações de apoios sociais por parte da população, tendo em conta o aumento exponencial dos pedidos por parte de famílias, empresas e entidades de solidariedade social”.

“Não obstante, é preocupante o aumento do número de pessoas desempregadas até ao final de Maio, valor que aumentou 57% em apenas dois meses”, refere a mesma fonte.

Já em relação aos casos de infecção pela Covid-19 em dois lares ilegais, em Abrantes e Santarém, o BE considera ser “muito preocupante a existência de cerca de 200 destes lares em circunstâncias análogas”, o que segundo o partido significa que “mais de 1.000 idosos/as que residem permanentemente em instalações inadequadas e com insuficiente apoio sócio sanitário em todo o distrito, mas com especial concentração em Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos”.

Para o BE é “urgente e indispensável o estabelecimento de políticas concertadas de intervenção na prestação de cuidados residenciais à população dependente que sobreponha os valores da dignidade humana aos interesses meramente lucrativos”.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…