A moção que a distrital de Santarém do PSD vai apresentar ao Congresso Nacional do partido propõe a criação de um Polo de Inovação para a agricultura e o desenvolvimento agro-alimentar e a presença do Ministério da Agricultura na região.

A moção sectorial da distrital liderada por João Moura ao 40.º Congresso Nacional do PSD, que se realiza de 01 a 03 de Julho no Porto, defende a criação deste polo no distrito de Santarém como “uma forte aposta no ‘agro-tech’” e “um desígnio para a região do Ribatejo e para a Agricultura em Portugal”.

A estrutura, refere, deve passar pela criação do Centro de Excelência para a Agricultura e Agro-indústria na Estação Zootécnica Nacional (EZN), situada no Vale de Santarém, o qual teve fundos comunitários aprovados, mas que foram “perdidos por falta de execução” por parte do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

A aposta na investigação e desenvolvimento, a ser proporcionada por esse centro, “para aumentar a qualidade e produtividade da agricultura e agro-alimentar em Portugal”, e a criação de sinergias entre a Escola Superior Agrária de Santarém e outras instituições do ensino superior na área da agronomia, veterinária e tecnologia, fomentando a colaboração e a criação de incubadoras de empresas especializadas no sector agrícola, são aspectos referidos na moção.

A distrital social-democrata quer, ainda, “trazer, simbolicamente, o Ministério da Agricultura para Santarém, aproximando esse Ministério dos agricultores”, e “promover uma forte aposta no apoio à internacionalização do sector e à expansão dos grandes eventos, como a Feira Nacional de Agricultura ou a Agroglobal”.

Incentivos fiscais para a fixação de empresas do sector agro-alimentar, qualificação dos recursos humanos, complementaridade entre empresas são outras medidas apontadas.

O texto aponta, igualmente, o reforço da sustentabilidade ambiental do regadio, aumentando a sua área e a capacidade de armazenamento de água, incentivando melhores práticas de rega e modernização das infra-estruturas, com recurso a “alta tecnologia”, e a instalação de energias renováveis nos aproveitamentos hidroagrícolas e nas explorações agrícolas com instalações de rega.

“A produção agrícola, animal, florestal, vitivinícola e hortícola assume grande relevância, a par da existência de grandes (e pequenas e médias) empresas de transformação de produtos agrícolas. Todas as principais bases de dados, fontes estatísticas e os últimos dados disponíveis do sector são claros sobre a relevância e preponderância desta região do Ribatejo e Oeste, no todo da produção agrícola nacional”, sublinha João Moura.

A moção refere que a região tem maior proporção de área com uso agrícola (31% contra uma média nacional de 23,5%), concentrando 8% da Superfície Agrícola Utilizada (SAU) do país, o que garantiu, em 2020, “um Valor Acrescentado Bruto superior a 430 milhões de euros, mais 20% do total do VAB das empresas do sector no país”.

A existência de cerca de 30 mil explorações agrícolas, 20% com dimensão entre 20 a 50 hectares (contra 4,6% no país), 30% da SAU irrigável (15% no país), bem como uma maior concentração de empresas no sector agrícola (12,6% numa média nacional de 9,8%), são outros factores apontados, a par dos cerca de 26.000 empregos (12,5% do total de trabalhadores do sector no país).

Referindo-se à proposta de criação de uma NUTS II (Unidade Territorial para Fins Estatísticos) que irá juntar Oeste, Lezíria e Médio Tejo, a distrital social-democrata afirma que a região Ribatejo e Oeste “tem as condições necessárias para se afirmar como área líder da produção e inovação do sector agrícola e agro-alimentar”.

Apontando o contexto internacional, a moção defende que “Portugal tem potencial de crescimento da sua produção agrícola, em especial, com a modernização dos processos produtivos e pela utilização de tecnologia como a Inteligência Artificial ou a IoT (Internet of Things)”, para o que considera essencial uma aposta na formação.

Leia também...

Reunião entre João Leite e Ministro das Infraestruturas prevê intervenções nas passagens de nível em Santarém para 2025

Na sequência de uma reunião realizada a 11 de Setembro, o presidente…

Tribunal não conseguiu notificar testemunha para ser ouvida no processo de Tancos

O Tribunal de Santarém não conseguiu notificar a testemunha Paulo Lemos, conhecido…

Mais de 30 concelhos de sete distritos em perigo máximo

Mais de 30 concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Coimbra, Santarém, Castelo…

Dupla dos “Caixeiros” carimba passaporte para os European Games 2023

No passado Sábado, dia 22 de Abril, o Complexo Desportivo do Bairro…