As docentes Isabel Piscalho, Susana Colaço e Leonor Santos da Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém foram reconhecidas com o Prémio Ekuizador 2023, durante o Congresso “Escola: um lugar de pessoas que constroem pessoas”, que decorreu no Auditório Municipal do Sabugal, no dia 27 de Maio.

Este prémio é atribuído como forma de reconhecimento a pessoas e Entidades que fazem parte da comunidade EKUI e, sem as quais, o impacto obtido não teria sido tão positivo. Neste sentido, as docentes Isabel Piscalho, Susana Colaço e Leonor Santos da Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém foram premiadas pela participação no processo de validação da componente fonética da Metodologia EKUI dos materiais EKUI Alfabeto.

EKUI é uma metodologia de aprendizagem multissensorial e inclusiva que significa Equidade, Conhecimento, Universalidade e Inclusão e que está a mudar radicalmente a maneira como todas as crianças aprendem e comunicam, através da empatia e da inclusão. É uma metodologia disruptiva, muito à frente das metodologias tradicionais de ensino, que muitas vezes excluem mais do que incluem. Com a EKUI não existem maneiras corretas de aprender ou comunicar. Todos aprendem, todos ensinam. Juntos, na mesma sala sem deixar ninguém para trás.

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém é parceira desde 2021 da Metodologia portuguesa EKUI, que ganhou um prémio mundial – o Global Collection 2023, da HundrED – que reconhece as melhores inovações do mundo na área da educação.

Tem um desenho universal: associa às letras do alfabeto, os sons e a forma de os produzir (alfabeto fonético), a representação da letra em língua gestual e o código Braille. Este processo, activa diferentes canais sensoriais, que por sua vez activam diferentes áreas do cérebro, tornando a aprendizagem mais eficiente e mais motivadora.

Esta metodologia criada por Celmira Macedo foi premiada na Finlândia, no passado dia 26 de outubro, pela HundrED Research, entidade que é reconhecida mundialmente por descobrir, identificar e dar a conhecer as inovações mais inspiradoras do mundo, no ensino e na educação.

Fazer parte da Academia HundrED, implica um processo longo e rigoroso de selecção, que termina com a avaliação de um comitê científico composto por mais de 1000 especialistas de diferentes áreas e geografias. Nesse sentido, a HundrED selecionou as 100 inovações com maior potencial de escala e impacto, que estão a mudar a educação no mundo e a EKUI faz parte deste grupo, sendo a primeira inovação portuguesa a fazer parte desta lista na história desta organização finlandesa.

Leia também...

Águas de Santarém faz “ajustes residuais” no tarifário para 2023

A Câmara Municipal de Santarém aprovou esta segunda-feira, 23 de Janeiro, a proposta de actualização do tarifário da empresa municipal Águas de Santarém (AS)…

Transportes públicos no Médio Tejo com reduções de pelo menos 40%

As assinaturas dos transportes públicos no Médio Tejo vão ter uma redução da ordem dos 40%, a partir de 1 de Abril para os…

Setúbal inaugurou “Portugal à Mesa em Santarém”

“Setúbal Terra de Peixe” deu o mote, sábado, 29 de Fevereiro, na Casa do Campino, ao primeiro encontro do “Portugal à mesa em Santarém”,…

ASAE apreende 2,3 toneladas de carne de porco

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 2.300 quilos de carne de porco, oriundos de um matadouro no concelho de Santarém, revelou…