As docentes Isabel Piscalho, Susana Colaço e Leonor Santos da Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém foram reconhecidas com o Prémio Ekuizador 2023, durante o Congresso “Escola: um lugar de pessoas que constroem pessoas”, que decorreu no Auditório Municipal do Sabugal, no dia 27 de Maio.

Este prémio é atribuído como forma de reconhecimento a pessoas e Entidades que fazem parte da comunidade EKUI e, sem as quais, o impacto obtido não teria sido tão positivo. Neste sentido, as docentes Isabel Piscalho, Susana Colaço e Leonor Santos da Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém foram premiadas pela participação no processo de validação da componente fonética da Metodologia EKUI dos materiais EKUI Alfabeto.

EKUI é uma metodologia de aprendizagem multissensorial e inclusiva que significa Equidade, Conhecimento, Universalidade e Inclusão e que está a mudar radicalmente a maneira como todas as crianças aprendem e comunicam, através da empatia e da inclusão. É uma metodologia disruptiva, muito à frente das metodologias tradicionais de ensino, que muitas vezes excluem mais do que incluem. Com a EKUI não existem maneiras corretas de aprender ou comunicar. Todos aprendem, todos ensinam. Juntos, na mesma sala sem deixar ninguém para trás.

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Santarém é parceira desde 2021 da Metodologia portuguesa EKUI, que ganhou um prémio mundial – o Global Collection 2023, da HundrED – que reconhece as melhores inovações do mundo na área da educação.

Tem um desenho universal: associa às letras do alfabeto, os sons e a forma de os produzir (alfabeto fonético), a representação da letra em língua gestual e o código Braille. Este processo, activa diferentes canais sensoriais, que por sua vez activam diferentes áreas do cérebro, tornando a aprendizagem mais eficiente e mais motivadora.

Esta metodologia criada por Celmira Macedo foi premiada na Finlândia, no passado dia 26 de outubro, pela HundrED Research, entidade que é reconhecida mundialmente por descobrir, identificar e dar a conhecer as inovações mais inspiradoras do mundo, no ensino e na educação.

Fazer parte da Academia HundrED, implica um processo longo e rigoroso de selecção, que termina com a avaliação de um comitê científico composto por mais de 1000 especialistas de diferentes áreas e geografias. Nesse sentido, a HundrED selecionou as 100 inovações com maior potencial de escala e impacto, que estão a mudar a educação no mundo e a EKUI faz parte deste grupo, sendo a primeira inovação portuguesa a fazer parte desta lista na história desta organização finlandesa.

Leia também...

Inaugurada Exposição Comemorativa do Centenário de José Saramago na Sala de Leitura Bernardo Santareno

Foi inaugurada, no passado dia 22 de Julho, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, a Exposição Comemorativa do Centenário de José Saramago “José Saramago…

𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗹𝗰𝗮𝗻𝗲𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮 𝟴𝟲𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀

As comemorações do 860º aniversário da elevação de Alcanede a vila tiveram início este sábado, dia 25 de Fevereiro, com o içar da bandeira…

Abrantes lança Abran’Gente 5G para reforço da inclusão social

A promoção da inclusão, combate à pobreza e apoio a idosos e famílias vulneráveis são objetivos do projeto Abran’Gente 5G, que arrancou em Abrantes…

Município de Torres Novas dinamiza projecto «Guardiões do rio Almonda»

Com o intuito de promover a conservação e reabilitação da rede hidrográfica do concelho, o Município de Torres Novas tem em curso o projeto…