Imagem ilustrativa

Doze distritos de Portugal continental vão estar na terça-feira sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, devido à chuva forte e persistente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, além dos distritos do Porto e de Braga, em aviso laranja entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira, e de Viana do Castelo, desde as 14:27 de hoje e até às 06:00 de terça, vão estar sob aviso laranja os distritos de Coimbra, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Viseu, entre as 00:00 e as 09:00 de terça-feira.

Em Castelo Branco, Leiria e Santarém, este aviso vigora durante três horas, entre as 06:00 e as 09:00, e em Vila Real entre as 00:00 e as 06:00.

O aviso laranja significa, segundo a página da internet do IPMA, uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e, no caso de chuva, “precipitação forte e persistente, que pode ser acompanhada por trovoada”.

Os restantes distritos de Portugal continental (Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja e Portalegre) estarão sob aviso amarelo hoje ou na terça-feira ou em ambos os dias.

O aviso amarelo significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica e, no caso de chuva, “precipitação, por vezes forte e persistente”.

A Proteção Civil elevou hoje o nível de alerta de amarelo para laranja em oito distritos face às previsões de chuva intensa para o final do dia e alertou para a possibilidade de inundações em meio urbano.

O alerta especial para nível laranja aplica-se nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Lisboa, disse o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes, durante uma conferência de imprensa.

O nível laranja é o segundo mais elevado numa escala de quatro e representa um grau de risco elevado, existindo a possibilidade de ocorrência de fenómenos invulgares que podem causar danos a pessoas e bens, colocando em causa a sua segurança.

Na sede nacional da ANEPC em Carnaxide, no concelho de Oeiras, André Fernandes explicou que as previsões meteorológicas apontam para “períodos de chuva por vezes forte e persistente” entre o final da noite de hoje e a madrugada de terça-feira.

O período crítico será entre as 21:00 e as 09:00, com possibilidade de trovoadas e rajadas fortes de vento.

O comandante nacional da ANEPC referiu também que a Agência Portuguesa do Ambiente emitiu avisos para as bacias hidrográficas do Minho, Lima, Cávado, Ave, Douro, Vouga, Mondego, Tejo e Sorraia.​​​​​​​

Perante as previsões, a Proteção Civil admite que possam ocorrer inundações em meio urbano, cheias, derrocadas e deslizamentos de terra. As zonas mais suscetíveis são o Litoral Norte, a região Centro e a Área Metropolitana de Lisboa.​​​​​​​

Leia também...

Suspeito de atear fogo em Alcanhões acusado pelo Ministério Público

O homem que se encontra preso preventivamente por ter ateado um incêndio em Alcanhões foi acusado pelo Ministério Público pelos crimes de incêndio florestal,…

Portugal Fresh lança projecto de internacionalização com 1,6 ME de investimento

A associação Portugal Fresh apresentou hoje, em Santarém, o projecto de internacionalização para 2023-2025, que conta com quase 1,6 milhões de investimento, e prevê…

Águas de Santarém mantém tarifário da água e prevê 3,1ME de investimento em 2019

A empresa municipal Águas de Santarém vai manter, em 2019, o actual tarifário de abastecimento de água e subirá a tarifa de saneamento em…

Santarém defende levantamento dos custos de todas as opções antes da decisão sobre localização do aeroporto

Os promotores do projeto do aeroporto em Santarém apelaram hoje, no parlamento, para que seja feito um levantamento dos custos globais de todas as…