Uma draga de extracção de areias atravessada no leito do rio Tejo impediu a passagem das embarcações que estavam a realizar o Censo Ibérico das águias pesqueiras, no passado sábado, 22 de Janeiro, junto à ponte da Chamusca.

Segundo confirmou o Correio do Ribatejo no local, a draga encontrava-se atravessada e atracada entre duas margens do curso de água, o que impediu passagem de duas embarcações que realizavam os censos destas aves entre Santarém e Vila Nova da Barquinha.

A situação impediu que os participantes pudessem referenciar as águias pesqueiras que se encontravam a montante da ponte da Chamusca e obrigou os voluntários a voltar para trás para finalizar o trabalho.

Ao longo do rio Tejo são várias as dragas de extracção de areias que se podem encontrar, mas à excepção da que se encontra na Chamusca, nenhuma impede a passagem de embarcações.

O impedimento da passagem de embarcações constitui uma ilegalidade, pelo que o grupo de voluntários Censo Ibérico das águias pesqueiras apresentou queixa formal junto do SEPNA da GNR, e da Inspeção Geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (IGAMAOT) contra a empresa privada que explora o areeiro.

Para além deste impedimento, as duas embarcações tiveram uma subida dificil ao longo do rio devido ao baixo nível da água e ao desassoreamento, que impede uma navegabilidade normal na zona entre Santarém e a Chamusca.

Leia também...

Semana Santa de Sardoal com grande envolvência popular recria cenários de fé e tradição

Milhares de pessoas são esperadas por estes dias no Sardoal, para as celebrações da Semana Santa, uma tradição que une moradores e instituições do…

Ocupação hoteleira em Fátima com taxas próximas dos 100% na Páscoa

A ocupação hoteleira em Fátima para o fim de semana da Páscoa apresenta taxas próximas dos 100%, disse hoje à agência Lusa a presidente…

Governo prevê 6 ME para candidaturas ao Fundo de Emergência Municipal

Os concelhos mais afectados por fogos rurais neste ano vão poder apresentar candidaturas ao Fundo de Emergência Municipal para reparar infraestruturas públicas, prevendo o…

Centro de Investigação assinala 10º aniversário

O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) comemorou o seu 10º aniversário este sábado, 28 de Maio, numa sessão solene, que…