Uma draga de extracção de areias atravessada no leito do rio Tejo impediu a passagem das embarcações que estavam a realizar o Censo Ibérico das águias pesqueiras, no passado sábado, 22 de Janeiro, junto à ponte da Chamusca.

Segundo confirmou o Correio do Ribatejo no local, a draga encontrava-se atravessada e atracada entre duas margens do curso de água, o que impediu passagem de duas embarcações que realizavam os censos destas aves entre Santarém e Vila Nova da Barquinha.

A situação impediu que os participantes pudessem referenciar as águias pesqueiras que se encontravam a montante da ponte da Chamusca e obrigou os voluntários a voltar para trás para finalizar o trabalho.

Ao longo do rio Tejo são várias as dragas de extracção de areias que se podem encontrar, mas à excepção da que se encontra na Chamusca, nenhuma impede a passagem de embarcações.

O impedimento da passagem de embarcações constitui uma ilegalidade, pelo que o grupo de voluntários Censo Ibérico das águias pesqueiras apresentou queixa formal junto do SEPNA da GNR, e da Inspeção Geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (IGAMAOT) contra a empresa privada que explora o areeiro.

Para além deste impedimento, as duas embarcações tiveram uma subida dificil ao longo do rio devido ao baixo nível da água e ao desassoreamento, que impede uma navegabilidade normal na zona entre Santarém e a Chamusca.

Leia também...

Convento de São Francisco recebe concerto de João Chora

O fadista João Chora vai actuar no Convento de São Francisco, em Santarém, no dia 1 de Março, pelas 21h30, para a apresentar seu…

Mulher resgatada sem vida na albufeira de Castelo de Bode

Uma mulher de 47 anos foi resgatada sem vida na albufeira de Castelo de Bode, na tarde desta quarta-feira, 28 de Julho, em Martinchel,…

Nova Casa Mortuária da Ribeira de Santarém pode servir toda a União de Freguesias

A Casa Mortuária da Ribeira de Santarém, situada junta à Igreja de Santa Iria, foi inaugurada esta quarta-feira, dia 12, pelas 18 horas. O…

“A FNA é simultaneamente a Feira do Ribatejo, e o Ribatejo é indissociável da Feira”

Nuno Tiago Russo tem uma visão privilegiada do sector agrícola no País: actual vereador na Câmara de Santarém com o pelouro do Apoio ao…