Cerca de 70 alunos das turmas do 7º ano, da Escola Básica Alexandre Herculano, foram no domingo (dia 15) de mochila e saco-cama às costas para a observação de um dos fenómenos astronómicos mais admirados no mundo: o eclipse lunar.

Os alunos jantaram e passaram a noite no pavilhão gimnodesportivo e entre colchões e sacos-cama, a animação e ansiedade fazia sentir-se, para muitos foi a primeira noite fora de casa.

O professor organizador, Nuno Figueiredo, orientou a actividade com a visualização do programa Stellarium, e às 3h30 de segunda- feira os alunos foram acordados para a observação no campo exterior.

No céu era possível avistar o eclipse lunar, que ocorre quando a sombra da Terra é projectada sobre a Lua. Como ela não possui luz própria, acaba por ficar coberta pela sombra e torna-se invisível ou parcialmente visível (Lua vermelha).

Esta actividade contou com apoio dos professores Margarida da Franca, Isabel Figueiredo, Bruno Lopes, Manuela Farinha e Marina Nogueira.

Leia também...

Governo proibe uso de fogo e maquinaria agrícola devido ao risco de incêndio

O Ministério da Agricultura proibiu hoje, e até terça-feira, o uso de fogo e de maquinaria agrícola e florestal nos concelhos do interior Norte,…

Festa anual de Manique do Intendente em Honra de São Pedro

Na vila de Manique do Intendente, Concelho de Azambuja, prepara-se o recinto e a animação para a tradicional festa anual em honra de São…

Vale das Mós Summer Fest

O Vale das Mós Summer Fest vai decorrer nos dias 26 e 27 de julho, em Abrantes, com concertos de Bispo, Tay, Danni Vita…

Sector do Azeite em discussão no Congresso Internacional em dia de visita do Presidente do PSD

Especialistas da fileira do azeite, organizações nacionais e representantes de instituições internacionais do Brasil, Espanha, França, Grécia, Itália, entre outros, debateram ontem o sector…