Cerca de 70 alunos das turmas do 7º ano, da Escola Básica Alexandre Herculano, foram no domingo (dia 15) de mochila e saco-cama às costas para a observação de um dos fenómenos astronómicos mais admirados no mundo: o eclipse lunar.

Os alunos jantaram e passaram a noite no pavilhão gimnodesportivo e entre colchões e sacos-cama, a animação e ansiedade fazia sentir-se, para muitos foi a primeira noite fora de casa.

O professor organizador, Nuno Figueiredo, orientou a actividade com a visualização do programa Stellarium, e às 3h30 de segunda- feira os alunos foram acordados para a observação no campo exterior.

No céu era possível avistar o eclipse lunar, que ocorre quando a sombra da Terra é projectada sobre a Lua. Como ela não possui luz própria, acaba por ficar coberta pela sombra e torna-se invisível ou parcialmente visível (Lua vermelha).

Esta actividade contou com apoio dos professores Margarida da Franca, Isabel Figueiredo, Bruno Lopes, Manuela Farinha e Marina Nogueira.

Leia também...

Sardoal celebra tradição e sabores locais com Festa da Couve de Valhascos e Azeite Novo

A promoção da cultura da Couve de Valhascos, “produto endógeno diferenciador”, e a manutenção da tradição são objetivos da Festa da Couve e do…

REN oferece viatura aos Bombeiros Voluntários de Rio Maior nos 130 anos da Corporação

A REN – Redes Energéticas Nacionais entregou à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior uma viatura, no âmbito da sua política de…

Detido homem pela prática de crime de tentativa de homicídio em Vila Franca de Xira

A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, identificou e deteve fora de flagrante delito, um homem, português, com 23…

Município de Santarém celebra Dia Internacional do Animal Abandonado

A Câmara de Santarém entregou ontem, dia 19 de agosto, quatro (4) leitores de microchips para animais de companhia, às equipas de Proteção Civil…