Cerca de 70 alunos das turmas do 7º ano, da Escola Básica Alexandre Herculano, foram no domingo (dia 15) de mochila e saco-cama às costas para a observação de um dos fenómenos astronómicos mais admirados no mundo: o eclipse lunar.

Os alunos jantaram e passaram a noite no pavilhão gimnodesportivo e entre colchões e sacos-cama, a animação e ansiedade fazia sentir-se, para muitos foi a primeira noite fora de casa.

O professor organizador, Nuno Figueiredo, orientou a actividade com a visualização do programa Stellarium, e às 3h30 de segunda- feira os alunos foram acordados para a observação no campo exterior.

No céu era possível avistar o eclipse lunar, que ocorre quando a sombra da Terra é projectada sobre a Lua. Como ela não possui luz própria, acaba por ficar coberta pela sombra e torna-se invisível ou parcialmente visível (Lua vermelha).

Esta actividade contou com apoio dos professores Margarida da Franca, Isabel Figueiredo, Bruno Lopes, Manuela Farinha e Marina Nogueira.

Leia também...

PJ deteve suspeito de ter ateado fogo em Ferreira do Zêzere

Um homem de 31 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) suspeito de ser o autor de um crime de incêndio florestal no concelho…

Homenagem a Fausto Lima Pereira junta mais de duas centenas no Cineteatro do Entroncamento

O Cineteatro São João / Auditório Municipal do Entroncamento vai reunir pelo menos 238 pessoas que confirmaram a sua presença na homenagem ao médico…

Festival Materiais Diversos em Alcanena e Minde para “aproximar as pessoas e as artes”

A 12.ª edição do Festival Materiais Diversos (FMD) vai realizar-se de 05 a 15 de outubro em Alcanena e Minde, vila “berço” do festival,…

Bispos anunciam hoje medidas para responder a abusos sexuais na Igreja

Os bispos portugueses anunciam hoje as medidas a tomar em resposta ao relatório sobre abusos sexuais de crianças na Igreja católica, que validou 512…