Cerca de 70 alunos das turmas do 7º ano, da Escola Básica Alexandre Herculano, foram no domingo (dia 15) de mochila e saco-cama às costas para a observação de um dos fenómenos astronómicos mais admirados no mundo: o eclipse lunar.

Os alunos jantaram e passaram a noite no pavilhão gimnodesportivo e entre colchões e sacos-cama, a animação e ansiedade fazia sentir-se, para muitos foi a primeira noite fora de casa.

O professor organizador, Nuno Figueiredo, orientou a actividade com a visualização do programa Stellarium, e às 3h30 de segunda- feira os alunos foram acordados para a observação no campo exterior.

No céu era possível avistar o eclipse lunar, que ocorre quando a sombra da Terra é projectada sobre a Lua. Como ela não possui luz própria, acaba por ficar coberta pela sombra e torna-se invisível ou parcialmente visível (Lua vermelha).

Esta actividade contou com apoio dos professores Margarida da Franca, Isabel Figueiredo, Bruno Lopes, Manuela Farinha e Marina Nogueira.

Leia também...

“Temos uma terra que está sempre em festa”

Entrevista a Duarte Neto, presidente da Junta de Freguesia de Amiais de Baixo. O que distingue estas Festas das restantes que se organizam pela…

Presidente da Câmara de Mação redistribui pelouros após renúncia do vice António Louro

O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, redistribuiu hoje as funções dos vereadores e assumiu, entre outros, os pelouros da Proteção Civil e…

“Os nossos produtores já demonstraram de que fibra são feitos e que sabem trabalhar em equipa”

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) foi criada a 24 de Novembro de 2008, tendo sucedido à Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo,…

Movimento cívico propõe 12 acções para reabilitar antigo campo da feira em Santarém

A associação cívica Mais Santarém entregou hoje aos eleitos do executivo municipal um documento com 12 propostas para a reabilitação do Campo Emílio Infante…