Cerca de 70 alunos das turmas do 7º ano, da Escola Básica Alexandre Herculano, foram no domingo (dia 15) de mochila e saco-cama às costas para a observação de um dos fenómenos astronómicos mais admirados no mundo: o eclipse lunar.

Os alunos jantaram e passaram a noite no pavilhão gimnodesportivo e entre colchões e sacos-cama, a animação e ansiedade fazia sentir-se, para muitos foi a primeira noite fora de casa.

O professor organizador, Nuno Figueiredo, orientou a actividade com a visualização do programa Stellarium, e às 3h30 de segunda- feira os alunos foram acordados para a observação no campo exterior.

No céu era possível avistar o eclipse lunar, que ocorre quando a sombra da Terra é projectada sobre a Lua. Como ela não possui luz própria, acaba por ficar coberta pela sombra e torna-se invisível ou parcialmente visível (Lua vermelha).

Esta actividade contou com apoio dos professores Margarida da Franca, Isabel Figueiredo, Bruno Lopes, Manuela Farinha e Marina Nogueira.

Leia também...

Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude está de regresso a Santarém

A 17ª edição do FITIJ/FITAIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude realiza-se de 05 a 09 de Outubro…

Conhecida a composição do Conselho Consultivo do Hospital Distrital de Santarém

Foi divulgada, esta terça-feira, pelo Gabinete da Ministra da Saúde, a composição do Conselho Consultivo do Hospital Distrital de Santarém (HDS), organismo presidido por…

Concheiros de Muge em destaque nas Jornadas Cultura

Os Concheiros de Muge, concertos e exposições são algumas das iniciativas que compõem a programação do segundo fim de semana das Jornadas de Cultura,…

“Novos Desafios para a Olivicultura Nacional” e “Os Desafios Futuros das Áreas Rurais” foram temas de debate na Agroglobal

A Consulai – Consultadoria Agro-Industrial e a Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, realizaram, no dia 6 de setembro, o Seminário…