Cerca de 70 alunos das turmas do 7º ano, da Escola Básica Alexandre Herculano, foram no domingo (dia 15) de mochila e saco-cama às costas para a observação de um dos fenómenos astronómicos mais admirados no mundo: o eclipse lunar.

Os alunos jantaram e passaram a noite no pavilhão gimnodesportivo e entre colchões e sacos-cama, a animação e ansiedade fazia sentir-se, para muitos foi a primeira noite fora de casa.

O professor organizador, Nuno Figueiredo, orientou a actividade com a visualização do programa Stellarium, e às 3h30 de segunda- feira os alunos foram acordados para a observação no campo exterior.

No céu era possível avistar o eclipse lunar, que ocorre quando a sombra da Terra é projectada sobre a Lua. Como ela não possui luz própria, acaba por ficar coberta pela sombra e torna-se invisível ou parcialmente visível (Lua vermelha).

Esta actividade contou com apoio dos professores Margarida da Franca, Isabel Figueiredo, Bruno Lopes, Manuela Farinha e Marina Nogueira.

Leia também...

Um adulto e uma criança morrem em acidente de viação

Um adulto e uma criança morreram hoje num acidente na Estrada Nacional 2, em Arrifana, Abrantes, que envolveu um pesado de mercadorias e uma…

Rotary Clube de Santarém e GNR plantam árvore pela Paz, Amizade e Boa-Vontade

O Rotary Clube de Santarém e o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santarém plantaram ontem ao final da tarde, uma “Árvore da…

Incêndios: Sardoal envolve dezenas de jovens em ações de prevenção e vigilância

Mais de 40 jovens estão a patrulhar este verão a floresta de Sardoal e a sensibilizar a população rural para a prevenção dos incêndios,…

Abrantes entrega valor das entradas na pista de gelo e carrossel aos Bombeiros e Cruz Vermelha

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, entregou esta segunda-feira, dia 20 de Janeiro, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de…