A Ecolezíria distribuiu perto de 4.000 compostores domésticos, gratuitamente, no âmbito da campanha “Adote um Compostor”, lançada em abril de 2021, afirma, em comunicado, a empresa intermunicipal da Lezíria do Tejo para o tratamento de resíduos urbanos.

A empresa afirma que a campanha, cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência dos Recursos (POSEUR), visa “incentivar a população a reaproveitar os resíduos orgânicos produzidos e transformá-los em fertilizantes naturais”, sendo que o objetivo é, agora, distribuir mais 3.500 compostores.

“Cada compostor disponibilizado tem 310 litros de capacidade para transformar restos de alimentos e resíduos de espaços exteriores num produto orgânico rico em nutrientes para adubar a terra. Contas feitas, cada família que ‘adote’ um compostor e o utilize regularmente fica apto a produzir até cerca de 70 quilos de composto por ano”, afirma a empresa.

A Ecolezíria tem, igualmente, a decorrer a campanha “A Rua é a Casa de Todos”, para uma correta separação e deposição de resíduos diferenciados nos seis municípios do distrito de Santarém da sua área de abrangência – Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

Leia também...
Foto de arquivo

PS questiona Governo sobre poluição no rio Nabão

Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Santarém questionaram o ministro…

ICNF oferece árvores para assinalar Dia Internacional das Florestas

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas vai assinalar o…

Campanha “Separar é Cuidar do Ambiente” arrancou em Abrantes

Os SMA – Serviços Municipalizados de Abrantes e a VALNOR – Valorização…

SOS Alcanena cancela manifestação de protesto contra episódios de poluição no concelho

O movimento SOS Alcanena desconvocou a manifestação que estava marcada para esta…