A Ecolezíria distribuiu perto de 4.000 compostores domésticos, gratuitamente, no âmbito da campanha “Adote um Compostor”, lançada em abril de 2021, afirma, em comunicado, a empresa intermunicipal da Lezíria do Tejo para o tratamento de resíduos urbanos.

A empresa afirma que a campanha, cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência dos Recursos (POSEUR), visa “incentivar a população a reaproveitar os resíduos orgânicos produzidos e transformá-los em fertilizantes naturais”, sendo que o objetivo é, agora, distribuir mais 3.500 compostores.

“Cada compostor disponibilizado tem 310 litros de capacidade para transformar restos de alimentos e resíduos de espaços exteriores num produto orgânico rico em nutrientes para adubar a terra. Contas feitas, cada família que ‘adote’ um compostor e o utilize regularmente fica apto a produzir até cerca de 70 quilos de composto por ano”, afirma a empresa.

A Ecolezíria tem, igualmente, a decorrer a campanha “A Rua é a Casa de Todos”, para uma correta separação e deposição de resíduos diferenciados nos seis municípios do distrito de Santarém da sua área de abrangência – Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

Leia também...

Águas de Santarém certificada na Qualidade, Ambiente e Segurança

A empresa municipal Águas de Santarém renovou, recentemente, a certificação no Sistema de Gestão Integrada (SGI) de Qualidade, Ambiente e Segurança, segundo os referenciais…

Inscrições abertas para passeios pedestres em Constância

O Parque Ambiental de Santa Margarida vai dar início à sua época de percursos, com a dinamização do passeio pedestre “À descoberta de plantas…

BE pede medidas para resolver derrames poluentes na Resitejo

Uma das lagoas de lixiviados da Resitejo, no Eco Parque do Relvão, no concelho da Chamusca, abateu e provocou um derrame com volume considerável…

FOTOS | Tomar inaugura Eco-Trilho da Vala no Dia Mundial da Terra

Professores e alunos do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, em parceria com o Município de Tomar e a Junta de Freguesia Urbana…