A Ecolezíria distribuiu perto de 4.000 compostores domésticos, gratuitamente, no âmbito da campanha “Adote um Compostor”, lançada em abril de 2021, afirma, em comunicado, a empresa intermunicipal da Lezíria do Tejo para o tratamento de resíduos urbanos.

A empresa afirma que a campanha, cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência dos Recursos (POSEUR), visa “incentivar a população a reaproveitar os resíduos orgânicos produzidos e transformá-los em fertilizantes naturais”, sendo que o objetivo é, agora, distribuir mais 3.500 compostores.

“Cada compostor disponibilizado tem 310 litros de capacidade para transformar restos de alimentos e resíduos de espaços exteriores num produto orgânico rico em nutrientes para adubar a terra. Contas feitas, cada família que ‘adote’ um compostor e o utilize regularmente fica apto a produzir até cerca de 70 quilos de composto por ano”, afirma a empresa.

A Ecolezíria tem, igualmente, a decorrer a campanha “A Rua é a Casa de Todos”, para uma correta separação e deposição de resíduos diferenciados nos seis municípios do distrito de Santarém da sua área de abrangência – Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

Leia também...

Remoção de lamas no Tejo junto às Portas de Ródão começou na segunda-feira

Os trabalhos de remoção de lamas do rio Tejo junto às Portas…

Aviso amarelo para o distrito de Santarém devido a temperaturas baixas

O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…

Eco Parque do Relvão quer instalar central fotovoltaica

A Associação Eco Parque do Relvão (AEPR) pretende instalar uma central fotovoltaica…

Nova vaga de inscrições para a campanha “Adote Também o seu Compostor”

A Ecolezíria, empresa intermunicipal da Lezíria do Tejo para o tratamento de…