A Ecolezíria distribuiu perto de 4.000 compostores domésticos, gratuitamente, no âmbito da campanha “Adote um Compostor”, lançada em abril de 2021, afirma, em comunicado, a empresa intermunicipal da Lezíria do Tejo para o tratamento de resíduos urbanos.

A empresa afirma que a campanha, cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência dos Recursos (POSEUR), visa “incentivar a população a reaproveitar os resíduos orgânicos produzidos e transformá-los em fertilizantes naturais”, sendo que o objetivo é, agora, distribuir mais 3.500 compostores.

“Cada compostor disponibilizado tem 310 litros de capacidade para transformar restos de alimentos e resíduos de espaços exteriores num produto orgânico rico em nutrientes para adubar a terra. Contas feitas, cada família que ‘adote’ um compostor e o utilize regularmente fica apto a produzir até cerca de 70 quilos de composto por ano”, afirma a empresa.

A Ecolezíria tem, igualmente, a decorrer a campanha “A Rua é a Casa de Todos”, para uma correta separação e deposição de resíduos diferenciados nos seis municípios do distrito de Santarém da sua área de abrangência – Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

Leia também...

Coruche acolhe 22 Jovens Repórteres para o Ambiente de quatro países

A vila de Coruche vai receber, de 1 a 6 de Abril, 22 jovens de quatro países no âmbito da Missão Jovens Repórteres para…

Almeirim inicia recolha selectiva de resíduos porta-a-porta

A Câmara de Almeirim está a implementar, no concelho, um projecto inovador de recolha selectiva de resíduos porta-a-porta para reciclagem, assim como a recolha…

Fabrióleo desiste de acção judicial contra ‘guardião do Tejo’

Os proprietários da empresa Fabrióleo desistiram, na segunda sessão de julgamento, do processo interposto no Tribunal de Torres Novas contra o ambientalista Arlindo Marques,…

Associação Zero lamenta indeferimento de providência sobre deposição de lamas em Ródão

A associação ambientalista Zero afirmou hoje “lamentar” a decisão do Tribunal de indeferir uma providência cautelar apresentada contra a deposição num terreno nas Portas…