A Ecolezíria distribuiu perto de 4.000 compostores domésticos, gratuitamente, no âmbito da campanha “Adote um Compostor”, lançada em abril de 2021, afirma, em comunicado, a empresa intermunicipal da Lezíria do Tejo para o tratamento de resíduos urbanos.

A empresa afirma que a campanha, cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência dos Recursos (POSEUR), visa “incentivar a população a reaproveitar os resíduos orgânicos produzidos e transformá-los em fertilizantes naturais”, sendo que o objetivo é, agora, distribuir mais 3.500 compostores.

“Cada compostor disponibilizado tem 310 litros de capacidade para transformar restos de alimentos e resíduos de espaços exteriores num produto orgânico rico em nutrientes para adubar a terra. Contas feitas, cada família que ‘adote’ um compostor e o utilize regularmente fica apto a produzir até cerca de 70 quilos de composto por ano”, afirma a empresa.

A Ecolezíria tem, igualmente, a decorrer a campanha “A Rua é a Casa de Todos”, para uma correta separação e deposição de resíduos diferenciados nos seis municípios do distrito de Santarém da sua área de abrangência – Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

Leia também...

Grupo de voluntários realiza acção de arborização no Parque do Bonito

Um grupo de voluntários que estiveram no Parque Verde do Bonito, no Entroncamento, numa acção de arborização, no passado dia 19 de Novembro, numa…

APA nega morte de peixes devido a açude no rio Sorraia

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) afirmou esta terça-feira, 16 de Julho, que o açude em terra construído no rio Sorraia, no concelho de…

Praia Fluvial de Fernandaires recebeu atividade de educação ambiental

A iniciativa inseriu-se na atividade de educação ambiental “EcoPraias”, realizada no passado dia 15 de Agosto, e procurou sensibilizar os banhistas para a adoção…

PS questiona Governo sobre qualidade da água do rio Nabão

Os deputados do Partido Socialista(PS) enviaram uma pergunta a questionar sobre o estado do rio Nabão, face aos dados mais recentes da degradação da…