EDP Distribuição entregou na terça-feira, 23 de Dezembro, uma viatura de prevenção aos incêndios florestais à Associação de Bombeiros Municipais de Alpiarça.

Segundo um comunicado da empresa, esta iniciativa, inserida no programa “Doar para Proteger”, tem como objectivo apoiar instituições que desenvolvem actividades na protecção da floresta, limpeza de vegetação, ou ainda, reflorestação.

“A entrega desta viatura insere-se no programa anual de doação de viaturas da EDP Distribuição, estabelecido para o ano de 2020, que totaliza 16 viaturas pertencentes à sua frota, num valor de investimento de cerca de 150 mil euros”, refere a mesma nota.

PUBLICIDADE

Este programa vai na sua quarta edição e já doou 85 viaturas que têm permitido colmatar necessidades prementes das autarquias e comunidades locais, nomeadamente bombeiros e serviços municipais de sapadores florestais, capacitando a resposta na salvaguarda da floresta, das vidas e bens da população que em conjunto servem.

“A EDP Distribuição, no âmbito da sua política de investimento social, desenvolve, desde há vários anos, iniciativas de proximidade aos cidadãos e às entidades locais. A entrega à Associação de Bombeiros Municipais de Alpiarça, é exemplo dessa relação que mantemos, evidenciando a proximidade e a importância que a empresa dá ao papel das instituições na sociedade e à cooperação com a Empresa, nomeadamente em temas como a gestão da vegetação”, afirmou João Torres, presidente da EDP Distribuição.

A cerimónia, que teve lugar no quartel da Associação de Bombeiros Municipais de Alpiarça, contou com a presença de João Torres, presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição, de Catarino Alves e Alexandra Lemos, da Direção Autarquias Centro, e de António José Vaz e Jorge Santos, da Direção Serviço aos Ativos MT e BT Sul.

Para receber a viatura esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Mário Fernando Pereira, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, João Arraiolos, e o Comandante da Associação dos Bombeiros Municipais de Alpiarça, Hugo Teodoro.

Enquanto operadora de uma rede aérea com 179 mil quilómetros de extensão, 28 mil dos quais instalados em espaços florestais, a EDP Distribuição está presente em todo o território continental. Nos últimos 12 anos investiu um total de 88 milhões de euros, na gestão da vegetação, sendo que, deste montante, 16 milhões referem-se ao investimento deste ano.

As acções de inspecção e de intervenção nas zonas de protecção e nas faixas de gestão de combustível junto às linhas eléctricas envolvem cerca de 500 pessoas, entre colaboradores internos e externos, e a aplicação de melhores práticas de monitorização e de gestão da vegetação (desde inspecções termográficas das linhas com recurso a voos de helicóptero e drones, até ao desenvolvimento de uma funcionalidade na APP que permite a qualquer cidadão reportar situações de proximidade da vegetação).

PUBLICIDADE
Leia também...

Salvador, Bebé do Ano em Santarém, recebe cheque-prenda do Correio do Ribatejo/Sonae

Salvador da Silva Carlota foi o primeiro bebé a nascer no dia…

João Manzarra apela à adopção de cães abandonados em Santarém

João Manzarra, conhecido apresentador de televisão, esteve esta sexta-feira, 15 de Novembro,…

Jogador do Alverca em estado grave no hospital após paragem cardiorrespiratória

O futebolista brasileiro Alex Apolinário, do Alverca, encontra-se em estado grave e…

Estatuto do Antigo Combatente assegura um “tardio, mas justo reconhecimento”

O parlamento aprovou, no passado dia 23, o Estatuto do Antigo Combatente,…