Grande corrida de toiros de jovens talentos do toureio a cavalo, no feriado nacional de 5 de Outubro, com a participação dos forcados da Chamusca. Haverá concertos, sevilhanas, dj’s, pegas de cernelha, recortadores, folclore e muita animação de rua em torno da praça de toiros da Chamusca 

O Município da Chamusca e a Associação Eh! Toiro apresentam mais uma edição do grande evento ‘Eh! Toiro – Festa Taurina’, que se realiza nos dias 4, 5, 6 e 7 de Outubro de 2018, na envolvente e dentro da Praça de Toiros da vila. Trata-se da quinta edição deste evento que se tem vindo a consolidar e a enaltecer a tradição e a cultura tauromáquica da Chamusca, concelho Coração do Ribatejo e onde o toiro, o cavalo e o folclore ribatejano têm lugar central.

O programa inclui diversas actividades taurinas, com destaque para a grande Corrida de Toiros, no dia 5 de Outubro, às 17h00, na praça de toiros da vila, com a actuação dos jovens cavaleiros Filipe Gonçalves, Francisco Palha e Salgueiro da Costa. A pegar os seis imponentes toiros da ganadaria Manuel Assunção Coimbra, da Chamusca, vão estar os dois grupos de forcados da vila, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca (capitaneado por Nuno Marecos) e o Aposento da Chamusca (capitaneado por Pedro Coelho dos Reis).

Do programa da Festa Taurina destaca-se ainda o grande Concurso de Cernelhas, a colocar em disputa as melhores duplas de forcados de vários grupos nacionais que, no dia 6 de Outubro, pelas 15h00, fazem questão de estar na Chamusca para um espectáculo taurino inédito, que promete grande espectaculosidade e muita adesão do público.

No dia 7 de Outubro, pelas 16h00, há demonstração de recortadores, destemidos acrobatas da festa brava que vão agarrar os espectadores a uma tarde de muita aficción.

A Festa Taurina abre pelas 21h00 de dia 4 de Outubro, véspera de feriado, com actuação da Banda de Alcochete, seguindo-se o grupo de Sevilhanas Las Rocieras da Golegã, a banda Plano B e depois Dj Escybe.

No feriado de 5 de Outubro, há um desfile de gala pela rua principal da Chamusca, a partir das 15h00, a anteceder a corrida de toiros. Ainda antes da tourada, actuará o Grupo de Danças e Cantares da SRV de Vale de Cavalos.  À noite, pelas 22h00, há largada de toiros na praça, concerto com “Los Desesperados” e actuação do DJ IRS.

No dia 6 de Outubro, pelas 16h30, no intervalo do concurso de cernelhas na praça, actua também o Rancho Folclórico e Etnográfico da Carregueira. À noite, actua a Charanga Ramboia, há um encierro na rua principal da vila até à praça (pelas 22h00), e largada de toiros na praça, logo de seguida. Neste dia actua o grupo “El Camino” e Dj Pedro Galinha.

No último dia de festa, a 7 de Outubro, realiza-se uma picaria no campo, pelo final da manhã, numa zona à entrada da vila. Pelas 17h00, há largada de bezerros na praça e às 18h00, na tenda, actua o projeto “PP Criar Sorrisos”, seguindo-se sevilhanas com os grupos “Las Flamenquitas da Chamusca” e “Luna Flamenca”. A festa encerra com o fado dos “Amigos do Eh! Toiro”, uma manifestação cultural que diz tanto à Chamusca e faz parte da sua identidade.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…