Os empresários do setor do turismo de Fátima estão a registar quebras de cerca de 90% devido à covid-19, só perspectivando uma “retoma significativa” em Abril do próximo ano, disse a presidente da associação empresarial local.  

“O horizonte de esperança que os empresários têm é Abril de 2021 e o que os preocupa mais é como é que vão manter as suas unidades em funcionamento até lá”, afirmou à agência Lusa a presidente da Associação Empresarial de Ourém-Fátima (ACISO), Purificação Reis.

Os empresários estiveram hoje reunidos com a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, para falarem das dificuldades que estão a sentir e alertaram-na para a necessidade de receberem apoios que permitam manter os postos de trabalho.

“Sabendo que não se perspectiva retoma significativa antes de Abril de 2021 é necessário que, até lá, haja formas de apoiar os empresários para que consigam manter as suas empresas em funcionamento e os postos de trabalho”, frisou a dirigente.

Segundo Purificação Reis, uma das medidas defendidas foi “a necessidade de, no próximo inverno, se voltar a ter um ‘lay-off’ simplificado ou algo parecido”, porque “o actual sistema não resolve os problemas”.

Outra das medidas preconizadas foi “o apoio à manutenção das rotas aéreas com mercados que são fundamentais, como a Coreia, os Estados Unidos, o Brasil e a Polónia”, acrescentou.

Actualmente, os peregrinos são essencialmente portugueses, também alguns espanhóis, e ficam pouco tempo na Cova da Iria.

“Muitos deles vêm a Fátima mas não ficam. O mercado nacional tem essa particularidade de vir e regressar no mesmo dia a casa”, acrescentou.

No que respeita a medidas estruturantes, Purificação Reis aludiu à necessidade de “haver alguns investimentos que permitam a diversificação do produto para outros produtos que sejam compatíveis”, alargando “ao turismo de natureza, ao turismo cultural e ao turismo de congressos”.

Apoios fiscais, moratórias e financiamentos a fundo perdido foram outras medidas apontadas.

Leia também...

Correio do Ribatejo oferece bilhetes para jogo da UDS contra o Sernache

O Correio do Ribatejo oferece dez ingressos para o jogo da União Desportiva de Santarém, que se disputa no próximo domingo, dia 1 de…

Obras de engenharia decorrem em pleno Tejo, no açude insuflável em Abrantes

Em trabalho de engenharia de “grande complexidade”, as borrachas do açude insuflável de Abrantes estão a ser reparadas desde o início de Agosto, em…

Suspeito de incêndio florestal em Benavente fica em prisão preventiva

Um homem de 62 anos detido por suspeita de ter ateado um incêndio numa quinta, em Benavente, no passado dia 15, ficou em prisão…

Ciclo de Conferências “Relações em Construção” em Coruche

O Auditório do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, recebe nos dias 14 e 15 de Maio, o ciclo de conferências “Relações…