Decorreu nos dias 5 e 6 de Maio, no Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, mais um Bootcamp de Empreendedorismo, iniciativa da NERSANT no âmbito do projecto Médio Tejo + Empreendedor que tem como objectivo munir estudantes do Ensino Secundário de uma aprendizagem e capacitação intensiva em empreendedorismo, facultando ferramentas e metodologias que permitam a criatividade, espírito de equipa, trabalho intenso e desenvolvimento de ideias inovadoras na região do Médio Tejo.
Durante o Bootcamp, os alunos tiveram acesso a uma série de actividades indoor e outdoor, entre elas workshops e palestras ministrados por profissionais experientes na área de empreendedorismo, que lhes permitiu criar e validar uma ideia de negócio. Entre os temas abordados contam-se matérias relacionadas com a elaboração de um plano de negócios, nomeadamente a gestão financeira, o marketing e a comunicação de ideias e novos negócios.
Um dos momentos mais marcantes deste Bootcamp foi a realização de um jantar com empresários, no dia 5 de Maio, onde os alunos tiveram oportunidade de esclarecer algumas dúvidas em relação ao processo de criação e desenvolvimento de uma empresa. Na ocasião, marcaram presença o Presidente da Direção da NERSANT, Domingos Chambel, Luís Guilherme, sócio-gerente da empresa de Ferreira do Zêzere, petMaxi, o Presidente da Câmara Municipal local, Bruno Gomes e a Diretora do Agrupamento de Escolas, Lina Serra.
Domingos Chambel, Presidente da Direção da NERSANT, deu as boas-vindas aos alunos, enfatizando que “ser empresário é ter coragem para transformar ideias em negócios, é ser criativo, inovador e ter uma visão de futuro. É também ter a capacidade de liderar equipas, gerir recursos e assumir riscos. Mas acima de tudo, é ter a oportunidade de criar algo que deixe um legado, que contribua para o desenvolvimento económico e social da nossa região e do nosso país. Por isso, incito todos os alunos a terem ambição de serem empresários, acreditem em vocês mesmos e nas vossas ideias, porque o empreendedorismo é uma das chaves para o sucesso pessoal e profissional.”
Luís Guilherme falou do seu percurso profissional e do processo de constituição da petMaxi, nascida em 2015 com o intuito de fabricar alimentos para animais domésticos. “Até 2015, 50% dos alimentos para animais de companhia consumido em Portugal era importada, maioritariamente de Espanha”, começou por referir, acrescentando que a criação da petMaxi teve como objectivo fabricar em solo nacional, este tipo de rações. Neste momento, afirmou ainda, o crescimento da petMaxi tem sido “impressionante”, atingindo volumes de exportação na ordem dos 40%, para cerca de 40 mercados distintos.
Ao longo do encontro com os empresários, muitas foram as questões lançadas pelos alunos, num claro interesse pelas empresas e procedimentos de trabalho das mesmas. De forma complementar à conversa com estes empresários, o Bootcamp de Empreendedorismo permitiu ainda a visita dos alunos, na manhã do dia 6 de maio, à empresa local Agrozel, dedicada à produção, transformação e comercialização de produtos agrícolas, silvícolas e pecuários.
O Bootcamp culminou com a apresentação das ideias de negócio dos alunos, que trabalharam em grupo ao longo dos dois dias deste evento, absorvendo, conhecimento, experiências e conceitos relacionados com a temática do empreendedorismo e criação de empresas. O júri – composto por Pedro Félix, Vice-Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, Lina Serra e pelo Presidente da Câmara Municipal, Bruno Gomes – destacou a ideia de negócio Blue Paradise.
De referir que o projeto Médio Tejo + Empreendedor, apoiado pelo CENTRO 2020, no âmbito do SIAC, visa estimular a cultura empreendedora na região do Médio Tejo, através da disponibilização de um conjunto de iniciativas que promovam a criação de condições para atrair potenciais empreendedores, gerando novas ideias de negócio e novas iniciativas. Baseia-se na utilização de novas metodologias para tornar a região mais empreendedora, com uma maior cultura de desenvolvimento do empreendedorismo, criando pontes entre os diversos intervenientes da comunidade.