Dez contadores de cinco países participam na primeira edição do Encontro Internacional de Contadores de Histórias, que decorre nos concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande, Pedrógão Grande e Torres Novas, entre 17 e 24 de Fevereiro.
A organização é do grupo de teatro “O Nariz”, de Leiria, e junta contadores da Argentina, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Portugal.
Ao longo de uma semana, as histórias vão chegar à pequena aldeia de A-do-Freire, em Torres Novas, no distrito de Santarém, onde a população é maioritariamente idosa, mas também às crianças de muitas escolas do distrito de Leiria, nos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Batalha e Pedrógão Grande.
Também os auditórios de maior dimensão, na Batalha e Leiria, vão receber espectáculos do Encontro Internacional.
“Cada um vai trazer as suas histórias, dos seus países, para dar a conhecer às pessoas outras realidades, além daquela a que estão habituadas”, explicou Vitória Condeço, d'”O Nariz”.
O público escolar será contemplado com quatro dias de programação.
“Vão ser quatro dias intensos, com muitas histórias, que vão chegar às escolas dos grandes agrupamentos, mas também às mais pequenas escolinhas, que estão em sítios remotos no interior”, destaca a responsável.
A maior parte dos contos partilhados no Encontro Internacional de Contadores de Histórias chegam aos dias de hoje através da tradição oral, mas também há alguns criados pelos próprios convidados: Rodolfo Castro (Argentina), Adriano Reis (Cabo Verde), Thomas Bakk (Brasil), Angelo Torres (São Tomé e Príncipe) e os portugueses Jorge Serafim, José Craveiro, Bru Junça, Liliana Gonçalves, Luís Mourão e Pedro Oliveira.
A organização espera chegar a cerca de 2.500 espectadores, entre público escolar e regular, e também crianças com necessidades especiais.
As sessões abertas ao público acontecem dia 17 de Fevereiro, em A-do-Freire, às 15:00, e no Auditório Municipal da Batalha, às 18:00.
Em Leiria, o Encontro Internacional de Contadores de Histórias tem sessões no dia 23 de Fevereiro, às 16:00 e 21:30, no Teatro Miguel Franco.