Os enfermeiros do Hospital de Santarém marcaram uma greve de três dias a partir de terça-feira em protesto contra a “situação grave” provocada pela falta de profissionais nesta unidade de saúde.

Em comunicado, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) afirma que a paralisação foi decidida em plenário, tendo sido dado ao Ministério da Saúde “um prazo limite para a resolução dos problemas identificados que decorrem desta carência”.

Em concreto, o SEP referiu, em ofício enviado à tutela, a “diminuição do rácio por turno, o aumento exponencial do trabalho extraordinário, a abolição dos descansos, a não substituição de ausências por maternidade, por doença e ausências definitivas”.

“Estes factores contribuem para o aumento do absentismo e ‘burnout’ das equipas”, alerta.

Segundo o SEP, no Hospital de Santarém “faltam 100 enfermeiros de acordo com as regras de Dotações Seguras”.

O sindicato afirma que a administração do Hospital de Santarém reportou uma necessidade de 28 enfermeiros para compensar a passagem dos Contratos Individuais de Trabalho (CIT) para as 35 horas de trabalho semanal e de mais 10 para repor as saídas de 10 profissionais entre Outubro de 2017 e Abril último.

“Obrigatoriamente têm de ser admitidos 38 enfermeiros”, afirma o SEP, adiantando que a administração solicitou até ao momento autorização para a contratação de 49 profissionais.

“Como se constata, entre a obrigatoriedade do número de enfermeiros a contratar e as necessidades de acordo com o regulamento da profissão existe uma enorme discrepância. Ainda assim, do Governo, nem uma nem outra!”, afirma o SEP.

A greve inicia-se às 08:00 de terça-feira, estando agendada uma concentração à porta do Hospital pelas 11:00, decorrendo até às 24:00 de quinta-feira, dia em que se realizará, pelas 11:00, um cordão humano com profissionais e utentes.

Leia também...

CHUDE recebe apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”

No mês marcado pelo assassinato de Humberto Delgado, vítima de uma emboscada…

Secretário de Estado do Vaticano em Fátima em maio a anteceder visita do Papa

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, vai presidir às…

Procuradora-Geral da República destaca relevância social e económica da actividade do Tribunal da Concorrência

A Procuradora-Geral da República salientou, em Santarém, o papel do Tribunal da…

Arrouquelas comemorou 60 anos de freguesia

Arrouquelas comemorou os 60 anos da sua elevação a freguesia com uma…