O concelho de Salvaterra de Magos recebe durante todo o mês de Março, a 24ª edição do Mês da Enguia, um certame gastronómico que atrai milhares de visitantes.

Pelo terceiro ano consecutivo, duas dezenas de restaurantes das freguesias do concelho, vão confeccionar a chamada “Rainha do Tejo”. Das formas mais tradicionais até às mais diversificadas inovações, que foram concebidas ao longo dos últimos 24 anos.

Este peixe do rio tem como pratos tradicionais as enguias fritas, o ensopado ou a caldeirada. Pratos como as enguias grelhadas, de torricado ou à lagareiro, espetada ou cataplana de enguias são as derivações inovadores que se podem encontrar em Salvaterra de Magos ao longo de 31 dias.

A apresentação da edição 2020 decorreu na terça-feira, 18 de Fevereiro, no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos.

O Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos destacou a evolução que o certame tem vindo a ter ao longo dos anos e o número crescente de visitantes que se deslocam ao concelho ao longo do mês.

O Mês da Enguia junta à gastronomia outras actividades, como a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, os passeios de barco no Rio Tejo, as exposições, alojamento, as casas vinícolas, a cultura, o desporto e a animação.

O Presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo felicitou a autarquia pelo sucesso da iniciativa e destacou a gastronomia como produto fundamental do turismo.

Já a Chef da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, realça que, apesar da enguia ser um produto nacional, foi elevada a rainha no concelho devido ao pratos inovadores criados na região.

Entre 28 de Fevereiro e 31 de Março, são muitas as sugestões para descobrir e degustar a enguia nos restaurantes aderentes ao evento, não deixando de visitar o património natural, histórico e cultural do Concelho de Salvaterra de Magos.

Leia também...

Previsão de mau tempo pode cortar circulação rodoviária na EN114

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que irá cortar, a partir das 19h00 desta quarta-feira, 18 de Dezembro, a circulação rodoviária na Estrada Nacional…

Santuário de Fátima cancela celebrações religiosas dos dias 21 e 22

O Santuário de Fátima anunciou hoje que cancelou celebrações religiosas previstas para os dias 21 e 22, devido às regras impostas ao concelho de…

Secretário de Estado Adjunto e da Economia visita Fravizel em Alcanede

No âmbito da iniciativa “Encontros para a Competitividade e Inovação” dedicada à fileira da Pedra Natural, João Correia Neves, secretário de Estado Adjunto e…

Homem de 35 anos detido pela GNR por tráfico de droga em S. Vicente do Paul

Os militares Posto Territorial de Pernes e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santarém detiveram um homem, de 35 anos, por tráfico de…