O Entroncamento celebrou domingo, 24 de Novembro, o 79.º aniversário da elevação a concelho. Um dia de aniversário marcado por momentos simbólicos que retractam a evolução do concelho, criado a 24 de Novembro de 1945. 

O dia iniciou com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho seguindo-se a cerimónia comemorativa de Aniversário, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foram homenageados os funcionários do município que completaram 15, 25 e 35 anos de serviço, com a Medalha Municipal de Serviço Público, grau bronze, prata e ouro, respectivamente.

O presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, reforçou na sua intervenção que “a nossa ambição foi, desde o início, uma cidade centrada nas pessoas, assente em valores de solidariedade, justiça, igualdade e liberdade. De uma cidade que responda às necessidades das pessoas, de forma sustentável e eficaz, socialmente inclusiva, competitiva, que promova uma utilização mais eficiente dos recursos e que responda aos desafios da transição climática e digital”.

Destacou que em resultado do trabalho desenvolvido, o Entroncamento tem sido alvo de várias distinções, nomeadamente de Cidade Educadora desde 2021, “Autarquia + Familiarmente Responsável desde 2020, de Município Amigo do Desporto desde 2021, tendo recebido o selo da Qualidade da Água para Consumo Humano em 2023 e em 2024 os prémios de excelência autárquica nas áreas do Desporto, Cultura e Acção Social.

O presidente da Assembleia Municipal, Luís Filipe Antunes, na sua intervenção destacou “o que temos de melhor na cidade, os recursos humanos, a juventude, a qualidade de vida, o dinamismo das associações e clubes, as potencialidades decorrentes da nossa posição privilegiada no país, em especial o património e identidade ferroviário, valorizando o que é mais importante e que nos une a todos que é o Entroncamento”.

Seguiu-se, posteriormente, no Largo José Duarte Coelho, a entrega de uma ambulância à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, um investimento do Município no valor de quase 78 mil euros.

Esta data foi também escolhida para inaugurar a Reabilitação do Bairro do Boneco – Bairro Ferroviário, um investimento superior a 2 milhões de euros. Este espaço irá receber brevemente o Centro Nacional de Documentação Ferroviária e no futuro o Centro de Ciência Viva.

Ao final da tarde de domingo, foi inaugurada a iluminação de natal da cidade e para encerrar as comemorações, o Cineteatro São João acolheu o espectáculo “Celebrar a vida…”, de Teresa Tapadas.

Leia também...

Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém avança com nova sede de 3 milhões de euros

A Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém vai avançar este ano com a nova sede, uma obra de três milhões de euros. “Estamos a preparar…

Rio Maior entrega Diplomas de Quadro de Mérito

A Escola Secundária Augusto César da Silva Ferreira, de Rio Maior, foi palco, na passada sexta-feira, da Cerimónia de Entrega de Diplomas de Quadro…

Parque dos Sonhos anima Natal da Chamusca (Vídeo)

O Parque dos Sonhos de Natal está de regresso ao Jardim Municipal da Chamusca, até 23 de Dezembro, com várias actividades programadas para a…

Voluntários de Santarém com nova ambulância ao serviço

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém adquiriu uma nova ambulância de socorro elevando para seis o número de viaturas deste género que…