Época tauromáquica abre sexta-feira e sector prevê aumento de público

A temporada tauromáquica em Portugal abre na sexta-feira, em Mourão, no Alentejo, prevendo o sector um “acréscimo” de público, este ano, embora mantendo o mesmo número de espectáculos da época de 2018, cerca de 170.

O presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), Paulo Pessoa de Carvalho, disse hoje à agência Lusa que o sector prevê um “aumento” de público nas praças de touros, na sequência da “tendência verificada nos últimos dois anos”.

“Este ano, vamos também voltar ao debate contra e a favor das touradas, que tem ajudado as pessoas a definirem-se. Temos sentido da parte dos políticos uma maior facilidade em aclarar aquilo que são as suas crenças e as questões em torno do respeito pela liberdade”, disse.

Paulo Pessoa de Carvalho, que também preside à Federação Portuguesa de Tauromaquia (Prótoiro), previu que os empresários vão voltar a apostar nos festejos que apresentem “qualidade”, em detrimento dos espectáculos “em grande quantidade”.

“As pessoas procuram, cada vez mais, as coisas boas, as corridas de toiros com qualidade, portanto, a qualidade é obrigatoriamente o caminho”, defendeu.

De acordo com o relatório da Inspeção Geral das Actividades Culturais (IGAC) publicado no seu sítio na Internet, realizaram-se 173 espectáculos tauromáquicos em Portugal continental no decorrer de 2018.

A temporada tauromáquica abre na sexta-feira, em Mourão, no distrito de Évora, com a realização de um festival taurino de beneficência, que reúne figuras do toureio de Portugal e Espanha.

Inserida nas tradicionais festas em honra de Nossa Senhora das Candeias, a iniciativa vai reunir em praça, a partir das 15:00, a cavaleira Ana Rita e os espadas Pepe Luís Vasquez, Octávio Chacón, Nuno Casquinha, Román e Manolo Vasquez.

Neste festejo vão ser lidados seis touros de Murteira Grave e as pegas, na parte do toureio a cavalo, são asseguradas pelos forcados amadores de Monsaraz.

Os eventuais lucros revertem a favor do Abrigo Infantil de Mourão.

A época tauromáquica abre todos os anos no dia 01 de Fevereiro em Mourão e, tradicionalmente, encerra a 01 de Novembro com um espectáculo no Cartaxo.

Em 2018, a tradição foi “quebrada”, tendo sido realizado o último espectáculo da época na Arena d´Évora, a 28 de Outubro.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS