A temporada tauromáquica em Portugal abre na sexta-feira, em Mourão, no Alentejo, prevendo o sector um “acréscimo” de público, este ano, embora mantendo o mesmo número de espectáculos da época de 2018, cerca de 170.

O presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), Paulo Pessoa de Carvalho, disse hoje à agência Lusa que o sector prevê um “aumento” de público nas praças de touros, na sequência da “tendência verificada nos últimos dois anos”.

“Este ano, vamos também voltar ao debate contra e a favor das touradas, que tem ajudado as pessoas a definirem-se. Temos sentido da parte dos políticos uma maior facilidade em aclarar aquilo que são as suas crenças e as questões em torno do respeito pela liberdade”, disse.

Paulo Pessoa de Carvalho, que também preside à Federação Portuguesa de Tauromaquia (Prótoiro), previu que os empresários vão voltar a apostar nos festejos que apresentem “qualidade”, em detrimento dos espectáculos “em grande quantidade”.

“As pessoas procuram, cada vez mais, as coisas boas, as corridas de toiros com qualidade, portanto, a qualidade é obrigatoriamente o caminho”, defendeu.

De acordo com o relatório da Inspeção Geral das Actividades Culturais (IGAC) publicado no seu sítio na Internet, realizaram-se 173 espectáculos tauromáquicos em Portugal continental no decorrer de 2018.

A temporada tauromáquica abre na sexta-feira, em Mourão, no distrito de Évora, com a realização de um festival taurino de beneficência, que reúne figuras do toureio de Portugal e Espanha.

Inserida nas tradicionais festas em honra de Nossa Senhora das Candeias, a iniciativa vai reunir em praça, a partir das 15:00, a cavaleira Ana Rita e os espadas Pepe Luís Vasquez, Octávio Chacón, Nuno Casquinha, Román e Manolo Vasquez.

Neste festejo vão ser lidados seis touros de Murteira Grave e as pegas, na parte do toureio a cavalo, são asseguradas pelos forcados amadores de Monsaraz.

Os eventuais lucros revertem a favor do Abrigo Infantil de Mourão.

A época tauromáquica abre todos os anos no dia 01 de Fevereiro em Mourão e, tradicionalmente, encerra a 01 de Novembro com um espectáculo no Cartaxo.

Em 2018, a tradição foi “quebrada”, tendo sido realizado o último espectáculo da época na Arena d´Évora, a 28 de Outubro.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…