A nova ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, vai contar com o escalabitano Nuno Tiago Russo como secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, uma equipa reduzida com a transição da tutela das florestas para o Ministério do Ambiente.

Segundo a lista dos secretários de Estado, entregue esta segunda-feira, pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa, ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Nuno Tiago dos Santos Russo é o único secretário de Estado do Ministério da Agricultura.

Na anterior legislatura, o ministério contava com Luís Medeiros Vieira como secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, que chegou a substituir Capoulas Santos, quando este foi submetido a uma cirurgia preventiva do foro vascular.

Capoulas Santos contou ainda com Miguel João de Freitas como secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

O desenvolvimento rural junta-se agora à agricultura numa secretaria de Estado única, enquanto as florestas passam para a alçada do Ministério do Ambiente, mais precisamente para João Paulo Marçal Lopes Catarino, o novo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, e Nuno Tiago Russo ficarão responsáveis, entre outros pontos, por representar Portugal nas negociações da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020.

O novo secretário de Estado da Agricultura, natural de Santarém, exerceu funções, desde 2017, como técnico superior no Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), cargo que já tinha ocupado entre 2001 e 2009.

Antes disso, Nuno Tiago Russo, de 43 anos, foi coordenador da bolsa nacional de terras, no Ministério da Agricultura e do Mar.

Entre 2010 e 2013, foi director regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e, entre 2009 e 2010, integrou também a equipa do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

Nuno Tiago dos Santos Russo possui um MBA em administração Pública, pelo Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, um curso avançado de gestão pública, pelo Instituto Nacional de Administração, bem como um mestrado e uma licenciatura na área da zootécnica, pela Universidade de Évora.

António Costa apresentou a Marcelo Rebelo de Sousa uma equipa de 50 secretários de Estado para o XXII Governo Constitucional, entre eles 18 mulheres.

No total, incluindo o primeiro-ministro, o XXII Governo Constitucional terá 70 elementos, somando ministros e secretários de Estado, dos quais 26 mulheres e 44 homens. O peso das mulheres no conjunto do novo Governo será de 37,1%.

O executivo cessante de António Costa, o XXI Governo Constitucional, tem 17 ministros (passa agora para 19), 43 secretários de Estado, 17 dos quais mulheres. No total, entre primeiro-ministro, ministros e secretários de Estado, a actual equipa cessante tem 61 governantes.

Na sua primeira composição, que tomou posse em 26 de Novembro, o executivo tinha 17 ministros e 41 secretários de Estado, num total de 59 governantes (contando com o chefe do Governo).

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…