No passado dia 11 de Novembro, a Escola Portuguesa de Arte Equestre realizou, no Picadeiro Henrique Calado (Belém), uma gala especial que assinalou o dia de S. Martinho e homenageou, simultaneamente, a Feira Nacional do Cavalo que este ano não se realizou devido às restrições impostas pela Covid-19.

A gala, para além da exibição da Escola Portuguesa de Arte Equestre, contou com a participação de quatro cavaleiras da Associação das Amazonas de Portugal: Isabel Palha Figueiredo (presidente da referida associação), Inês Conde, Catarina Oliveira e Sousa e Vanessa Lourenço. Para além destas convidadas, o espectáculo teve, ainda, a participação de António Maria Brito Pais, cavaleiro tauromáquico, Manuel Borba Veiga, cavaleiro de dressage, Gilberto Filipe, cavaleiro tauromáquico e da equitação de trabalho e Mafalda Galiza Mendes, cavaleira de dressage e da equitação de trabalho.

Para evocar estas datas simbólicas, não faltaram as castanhas assadas, servidas no Páteo da Nora antes do espectáculo, numa noite em que a Escola Portuguesa de Arte Equestre, recordando S. Martinho, padroeiro dos cavaleiros, prestou homenagem a todo o universo equestre.

PUBLICIDADE

A Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE), actualmente gerida pela Parques de Sintra, Monte da Lua, SA, está sediada nos jardins do Palácio Nacional de Queluz e foi fundada em 1979 com a finalidade de promover o ensino, a prática e a divulgação da Arte Equestre tradicional portuguesa.

As suas apresentações ao público, “Manhãs da Arte Equestre” e “Galas mensais”, recuperam a tradição da Real Picaria, academia equestre da corte portuguesa do século XVIII, que usava o Picadeiro Real de Belém, hoje antigo Museu Nacional dos Coches, e recriam a equitação artística, próxima a um bailado equestre, praticada entre o Renascimento e finais do século XVIII nas academias equestres das cortes europeias, montando exclusivamente cavalos lusitanos da Coudelaria de Alter.

PUBLICIDADE
Leia também...

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas…

VÍDEO | Celestino Graça nasceu há 107 anos!

Cumprem-se neste sábado, dia 9 de Janeiro, cento e sete anos sobre…

Casa de Humberto Delgado em Torres Novas vai ser recuperada

A Casa Memorial Humberto Delgado, no concelho de Torres Novas, vai ser…