A Escola Prática de Polícia (EPP) inaugura esta terça-feira, 18 de Maio, a exposição de fotografia “Box: Uma caixa de histórias. Da Escola Prática de Cavalaria à Escola Prática de Polícia”, dedicada à história das instalações policiais, que estará patente até 31 de Outubro, em Torres Novas.

No Dia Internacional dos Museus, a exposição terá uma inauguração simbólica, pelas 18h30, limitada à presença de entidades convidadas, por consequência do momento pandémico.

Segundo a organização, a mostra dá a conhecer a história das instalações (agora) policiais e vivências dos 44 anos de instalação naquele local da formação dos Polícias da PSP. A exposição estará aberta ao público até 31 de Outubro, é dirigida a toda a comunidade, mas especialmente a todos os portugueses que passaram pelo imponente edifício nalgum momento das suas vidas, nomeadamente aquando da sua formação policial, aqui possam regressar, revisitando, em família, os locais, o património e as vivências desse período, as quais por sua vez fazem parte da história colectiva do mesmo.

PUBLICIDADE

“Abrindo-se à comunidade, especialmente às gerações que em tempos idos acolheu e respectivas famílias, a Escola Prática de Polícia promove o revisitar do seu passado, mas também fomenta o conhecimento do presente e dos seus projectos para o futuro, nomeadamente junto de jovens interessados, potenciais candidatos à Polícia”, refere a PSP em comunicado.

Com 54 anos de existência, a EPP começou a sua actividade em 1967, em Lisboa (Alcântara – Largo do Calvário), teve a sua primeira formação de Alistados em 1968 nas Caldas da Rainha, actividade que se manteve até Maio de 1977, ano em que transferiu para Torres Novas o seu Centro de Instrução de Alistados. Finalmente, a 1 de Setembro de 1984, a EPP, com a criação da então Escola Superior de Polícia (actual Instituto Superior de Ciências Policias e de Segurança Interna), transfere-se com todas as suas valências para o edifício de Torres Novas, local onde, já com todas as suas valências, a Escola Prática de Polícia passa a funcionar.

Dos cerca de 47 mil alunos formados em toda a sua história, por estas instalações já passaram, em 44 anos de exercício, mais de 37 mil alunos, nos vários cursos de formação ministrados aos Polícias da PSP.

A presente exposição integra um projeto intermunicipal, denominado VOLVER, que envolve em parceria a PSP, por intermédio da EPP, e os Municípios de Torres Novas, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha.

PUBLICIDADE
Leia também...

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas…

Capela Dourada reabre ao público após obras de restauro e recuperação (c/vídeo)

A Capela Dourada, contígua à igreja de Jesus Cristo, reabriu ao público,…