Pictorin homenageia Mário Rodrigues

O artista plástico Mário Rodrigues, falecido a 8 de Outubro 2018, com 68 anos de idade, foi homenageado na tarde do passado sábado, no âmbito do Pictorin – III Encontro de Artistas Plásticos que decorreu em Santarém de 1 a 5 de Setembro.

Numa mostra que pode ser visitada na Sociedade Recreativa Operária, em Santarém, até ao próximo dia 26, estão expostas obras dos artistas António Canavarro, Carlos Amado, Eva Mendonça, Fernanda Narciso, Fernando Veríssimo, Francisco Pereira, João Cegonho, João Maria Ferreira, João Pereira, João Vítor Costa, José Catrola, José Manuel Soares, Júlia Fernandes, Mário Tropa, Rafael Antunes e Xavier Correia, sendo o curador da exposição António Amaral, todos eles “Amigos do Mário” que o quiseram homenagear nesta exposição de pintura de “pequenos formatos”.

Antes da inauguração da mostra, um conjunto de amigos usou da palavra para elogiar o “mentor” do Pictorin. Alguns deles ergueram na sala letras que formaram as frases ‘Amigos do Mário’ e ‘Viva o Mário’.
Da parte da manhã teve lugar o Concurso Prémio Mário Rodrigues, no Jardim das Portas do Sol, durante o qual foi possível ver artistas a executarem os seus trabalhos, entre os quais, os três netos de Mário Rodrigues que também concorreram ao prémio com excelentes pinturas evocando Bernardo Santareno.

PUBLICIDADE

Susana Veiga Branco foi a vencedora do Prémio (recebeu uma obra da pintora dinamarquesa Alice Osterborg), tendo o júri atribuído duas menções honrosas a André Esteves e Alice Osterbog.

Todas as acções incluídas no programa ao longo dos cinco dias em que decorreu o evento foram em grande parte divulgadas através de fotografias e filmagens transmitidas em directo na página do Facebook do Pictorin e outras plataformas digitais.

O Pictorin – III Encontro Internacional de Artistas Plásticos, este ano subordinado ao tema ‘Bernardo Santareno’, iniciou com um encontro prévio na plataforma Zoom entre os artistas participantes e a Comissão Organizadora. Esta edição contou com a participação dos artistas plásticos Aleksandra Tiede (Alemanha), Alice Osterbog (Dinamarca) Alyona Sevastyanova (Rússia), Inês Moretti (Brasil), Manuela Chatel (França) e o escultor Ilie Duță (Roménia) a participar pela primeira vez no Pictorin.

Quanto aos 19 artistas portugueses presentes, mais oito do que na edição anterior, eles foram: Afonso Santarém, Ana da Silva, André Esteves, André Gomes, António Canavarro, António Cordeiro, Cremilda Salvador, Cristiana Barata, Emília Leitão, Eva Mendonça, Fernanda Narciso, Filipa Carmo, Francisco Pereira, João Domingos, João Pereira, José Manuel Soares, Miguel Espanca, Pedro Magalhães e Susana Veiga Branco.

O Pictorin incluiu ainda a pintura de um mural da autoria de João Domingos (ler caixa), evento que contou com a leitura de textos da obra Mares do Fim do Mundo de Bernardo Santareno, por p’arte de actores do Centro Dramático Bernardo Santareno, o PicTogheter, actividade realizada no Largo do Seminário, e uma performance multimodal, no Fórum Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém, um processo criativo colectivo em que artistas das áreas do teatro, da música e da pintura interagiram com o público, presencial e on-line, com recurso às plataformas digitais do Pictorin.

Na sexta-feira, dia 4 de Setembro, realizou-se a performance multimodal, no Fórum Mário Viegas – Centro Cultural Regional de Santarém, na qual participaram 22 pessoas, tendo por base um conceito de participação comunitária e interdisciplinar, dinamizada por Ana da Silva, e que consistiu na pintura colectiva de um velho lençol branco de algodão, contando com a colaboração de André Esteves e Filipa Carmo, artistas do Pictorin, ao som do saxofone de Pedro Santos Rosa e de trechos da obra Mares do Fim do Mundo de Bernardo Santareno lidos por Eduardo Branco, José Manuel Rodrigues e Paula Nunes do Centro Dramático Bernardo Santareno. Este evento contou ainda com a exposição das obras de jovens da APPACDM realizadas no Pictogether, no dia anterior.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS

ADICIONAR COMENTÁRIOS

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *