A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, está a acolher o XVI Congresso Internacional, organizado pela Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (ASPESM).
Centrado no tema “Intervenções Psicoterapêuticas”, o evento tem como objetivos, analisar, divulgar, partilhar e promover conhecimentos sobre boas práticas em saúde mental, através de diferentes níveis, como a investigação, a prática clínica e a gestão.
Para tal, existirão diversos espaços específicos, organizados por salas e com diferentes modalidades de intervenção psicoterapêutica
“A escolha do tema justifica-se pela crescente necessidade de aprofundar e integrar as intervenções psicoterapêuticas na prática de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica em Portugal”, afirma Francisco Sampaio, presidente do Congresso Internacional.
O presidente do Congresso salienta ainda a necessidade de valorizar as abordagens terapêuticas baseadas em evidências, “num contexto em que os desafios da saúde mental se tornam cada vez mais complexos”.
Organizado durante três dias, a convenção conta com uma programação que contempla conferências, tertúlias, comunicações orais e sessões teóricas práticas, que pretendem proporcionar “um espaço dinâmico de intercâmbio de conhecimentos entre profissionais, investigadores e estudantes”, assegura Francisco Sampaio.
“O foco do congresso são as intervenções psicoterapêuticas, de modo que seja possível analisar, debater, partilhar as boas práticas e as inovações a diferentes níveis: investigação, prática clínica e gestão”, refere Carlos Sequeira, presidente da ASPESM.
À semelhança de anos anteriores, a presente edição mantem a aposta no formato b-learning para todas as atividades científicas, com o intuito de “conseguir envolver mais pessoas, para uma melhor interação e partilha entre a comunidade do congresso”, defende o presidente da ASPESM.
Para além das diferentes modalidades de apresentação, o evento contará ainda com um programa cultural no final do mesmo.
O XVI Congresso Internacional da ASPESM decorre entre os dias 15, 16 e 17 de Outubro, no auditório da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Santarém.