Plataforma Help2Care é um projeto copromovido pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco e pelo Centro Hospitalar de Leiria, liderado pelo Instituto Politécnico de Leiria

A Escola Superior de Saúde de Santarém promoveu a apresentação da plataforma digital Help2Care à comunidade Académica e Instituições parceiras da Escola Superior de Saúde de Santarém, no passado dia 12 de dezembro.
A sessão, que teve como principais objectivos dar a conhecer modelos de capacitação comparticipados e reconhecer as funcionalidades e potencialidades da plataforma Help2Care, contou com a presença do Presidente do IPSantarém, José Mira Potes, da Subdiretora da Escola Superior de Saúde de Santarém, Hélia Dias e da Coordenadora do projecto, Maria dos Anjos Dixe, da Escola Superior de Saúde de Leiria.

A plataforma Help2Care resulta de um projeto de investigação interdisciplinar e colaborativo, que envolve estudantes, docentes, e profissionais de saúde, liderado pelo CiTechCare do Instituto Politécnico de Leiria, e copromovido pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco e pelo Centro Hospitalar de Leiria.
Este projecto pioneiro visa criar e implementar um modelo de capacitação dos cuidadores e da pessoa dependente para o auto-cuidado e capacitar os profissionais de saúde para a sua utilização. Como resultado do trabalho desenvolvido, foi criado um manual para o cuidador (em suporte de papel, áudio e formato digital) com texto e imagens acessíveis, bem como um website, uma app e um guião para ser utilizado pelos profissionais de saúde.
Os principais benefícios deste projecto, para a comunidade de cuidadores e pessoas dependentes no autocuidado, prendem-se com a diminuição das complicações de saúde das pessoas dependentes e seus cuidadores informais, que se traduzem numa melhoria da sua qualidade de vida e diminuição da recorrência aos serviços de saúde – com custos económicos associados.
A concretização deste projeto trará ainda implicações para a prática, para a investigação e para o envolvimento do cidadão no desenvolvimento das respostas integradas em saúde, com impacto para as instituições de ensino superior envolvidas: já que potencia o trabalho interdisciplinar entre os estudantes das várias áreas, promovendo as competências para trabalhar em equipa no contexto profissional; para as instituições de saúde, pela possibilidade de disporem de um modelo de capacitação com materiais e plataformas digitais de apoio ao auto-cuidado integrando as redes formais e informais, que contou com o envolvimento de cuidadores e profissionais de saúde na sua concepção; e para as escolas envolvidas, através do desenvolvimento de competências na área de investigação nos estudantes com projectos que irão ter implicações na comunidade, já que oferece a possibilidade de formação de equipas de investigadores de várias instituições de saúde.
O IPSantarém integra este projecto através da Unidade Orgânica Escola Superior de Saúde, como Co-promotor, estando envolvido desde a sua concepção através da participação de dois investigadores: Professor Doutor José Amendoeira, Coordenador da UMIS – Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde, da Escola Superior de Saúde de Santarém e Professor Doutor Mário Silva.
O Help2care inclui conteúdos, entre texto, vídeos exemplificativos, e áudios, acessíveis e de fácil compreensão. Todos os conteúdos da plataforma foram todos produzidos por investigadores, profissionais de saúde e estudantes, e estão em permanente actualização, sendo que a plataforma online e a app incluem feedback dos profissionais de saúde às questões dos utilizadores.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…