A Confraria Gastronómica de Almeirim (CGA) e a Câmara Municipal promovem mais uma vez este ano, de 30 de Agosto a 3 de Setembro, o Festival da Sopa da Pedra.

O grão-confrade da CGA, Luís Manso, garantiu ao ‘Correio do Ribatejo’ que o Festival é “o evento de Almeirim com maior exposição mediática e que acolhe mais público” e que ainda recorda a primeira edição, no ano de 2013, tendo ficado na memória “a adesão de tantos milhares de pessoas que nos visitaram e se reuniram à mesa da Sopa da Pedra desde então”.

Como regista a evolução do certame?

O Festival da Sopa da Pedra tem crescido de ano para ano, sendo já uma referência na região. Temos conseguido aumentar a envolvência dos nossos parceiros e o interesse de mais entidades em estar connosco.

Qual é, no seu entender, a importância deste Festival para Almeirim e para a região?

O Festival é o evento de Almeirim com maior exposição mediática e que acolhe mais público, promovendo a gastronomia e a cultura da região, sendo a Sopa da Pedra de Almeirim o ex-líbris da gastronomia local e que dá o nome ao Festival. Ao nível da região, o Festival da Sopa da Pedra já tem o seu espaço e deixa a sua marca, tendo em 2018 recebido o prémio de melhor evento gastronómico da região de turismo do Alentejo e Ribatejo.

Que expectativas tem para a edição deste ano?

Esperamos que o Festival junte tradições, una povos e seja garantia de uma experiência única para quem nos visita, tendo por certo um saboroso motivo para regressar na próxima edição de 2024.

O que torna a sopa da pedra tão especial?

Podemos falar do seu valor nutricional, de ser um produto que se enquadra na dieta mediterrânea, de ser um prato consumido de Verão e de Inverno, ao almoço e ao jantar, … Mas o que torna a sopa mesmo única é o sorriso de miúdos e graúdos no final da refeição, a recordar a lenda do frade bem-disposto que mendigava os ingredientes da sopa.

Com o que é que o público pode contar nesta iniciativa?

Neste evento o público pode contar com uma diversidade de acções a decorrem no festival: concertos, showcooking, animação, carrocéis, stands de artesanato e empresariais, espaço de apresentação de vinhos, a quermesse gastronómica e, claro, as tasquinhas onde haverá a nossa Sopa da Pedra e outros petiscos.

Qual é a edição do Festival que lhe ficou na memória e porquê?

A primeira edição, no ano de 2013. Isto porque foi o acreditar que a Confraria Gastronómica de Almeirim conseguia organizar um evento gastronómico e com a clareza que só os anos trazem, recordar que muito mais que as dificuldades com que nos deparámos, ficou na memória a adesão de tantos milhares de pessoas que nos visitaram e se reuniram à mesa da Sopa da Pedra desde então.

Qual é o sentimento de esta sopa ter recebido diversos prémios? Como a certificação Especialidade Tradicional Garantida na União Europeia, em 2022 e o Prémio Cinco Estrelas Regiões em 2023.

Em relação à Especialidade Tradicional Garantida não se trata de um prémio, mas sim do resultado de anos a defender os valores e a importância desta sopa na gastronomia portuguesa. O prémio cinco estrelas regiões tem um sabor especial por ter sido atribuído por votação de todos aqueles que já nos visitaram e levaram uma experiência que não esqueceram.

Depois de certificada por Bruxelas como especialidade tradicional, como vê a existência desta versão enlatada de um produto certificado?

A certificação da Sopa da Pedra de Almeirim veio garantir que a sua confecção segue uma receita única, e temos a certeza que os consumidores preferem a sua autenticidade.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…