A Escola Prática de Cavalaria de Santarém vai receber, de 6 a 8 de Julho, pelas 22h00, o musical “Um Canto de Liberdade”. Um espetáculo comunitário que vai assinalar a passagem de 50 anos sobre o dia do golpe de Estado de 25 de Abril de 1974, uma data que vai ser comemorada a nível nacional ao longo do próximo ano.

A apresentação da iniciativa decorreu hoje, dia 30 de Junho, na Escola Prática de Cavalaria e contou com a presença de Nuno Domingo, vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro da cultura, Amauri Alves, escritor e encenador da peça, e dos voluntários, Flor Rosa e Paulo Cotrim, que deram o seu testemunho como participantes.

Nuno Domingos refere que o espetáculo procura sensibilizar todas as pessoas, independentemente das suas faixas etárias, para o tempo da ditadura e alertar para os vários problemas que se viviam naquela época. “A história nunca foi contada assim desta maneira. O que está aqui em causa é a participação das pessoas. Quisemos pôr os participantes no palco e dar-lhes voz. Fazê-los participar numa experiência que fica para o resto da vida”, notou.

Nuno Domingo, vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro da cultura

Amauri Alves, alertou para a principal mensagem retratada na peça e demonstrou ter muita expectativa para que mais cidadãos participem no espetáculo. “As pessoas que foram assistir ao último ensaio, muitas ficaram para participar. Precisam de entender o que é o espetáculo e acredito que depois de assistirem vão perceber a proposta”, evidenciou fazendo o convite para que mais voluntários se juntem ao projecto.

Amauri Alves, escritor e encenador da peça

Florbela Rosa e Paulo Cotrim deram o seu testemunho e deixaram um pedido ao público que for ver o espetáculo, “quando chegarem à Escola Prática de Cavalaria, parem e fechem os olhos. Tentem voltar atrás e imaginem o que foi esta parada. Tudo o que foi o 25 de Abril”.

Florbela Rosa – Voluntária
Paulo Cotrim – Voluntário

O espetáculo, que conta com a participação de 70 voluntários, vai recriar de forma dramática e emotiva com cantos, danças e músicas originais, momentos históricos que marcaram o povo português. As cenas retratam a ditadura, a censura, a perseguição política, a tortura e as prisões arbitrárias dos opositores, a guerra colonial e a morte nos campos de batalha, a organização do Movimento das Forças Armadas e a partida da coluna militar da Escola Prática de Cavalaria rumo a Lisboa para o golpe que depôs o governo ditador em 25 de abril de 1974.

“Um Canto de Liberdade” é uma encenação histórica de teatro comunitário produzida no formato de teatro musical pela Câmara de Santarém, encenada por Amauri Alves e Henrique Dias Alves, com composição musical de Flávio Medeiros e coreografias a cargo de Mafalda Murta.

Os bilhetes podem ser adquiridos no valor de 2,50€ e estão disponíveis no Teatro Sá da Bandeira, na plataforma online – BOL e nas lojas Worten, CTT e FNAC.

Os interessados podem também adquirir o bilhete uma hora antes do início do espetáculo.

Leia também...

Santuário de Fátima acolhe quinta peregrinação nacional da comunidade surda

O Santuário de Fátima acolhe nos dias 14 e 15 de Setembro…

JYSK tem nova colecção de roupa de cama

Por vezes, a decoração do seu quarto precisa de uma lufada de…

Chamusca investe 5 ME na requalificação da Escola Básica e Secundária

O arranque do novo ano escolar no Concelho da Chamusca foi marcado…
Foto de Arquivo

Homem detido por incêndio florestal em Santarém

Um homem com 46 anos foi detido por suspeita de, na passada…