A Escola Prática de Cavalaria de Santarém vai receber, de 6 a 8 de Julho, pelas 22h00, o musical “Um Canto de Liberdade”. Um espetáculo comunitário que vai assinalar a passagem de 50 anos sobre o dia do golpe de Estado de 25 de Abril de 1974, uma data que vai ser comemorada a nível nacional ao longo do próximo ano.

A apresentação da iniciativa decorreu hoje, dia 30 de Junho, na Escola Prática de Cavalaria e contou com a presença de Nuno Domingo, vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro da cultura, Amauri Alves, escritor e encenador da peça, e dos voluntários, Flor Rosa e Paulo Cotrim, que deram o seu testemunho como participantes.

Nuno Domingos refere que o espetáculo procura sensibilizar todas as pessoas, independentemente das suas faixas etárias, para o tempo da ditadura e alertar para os vários problemas que se viviam naquela época. “A história nunca foi contada assim desta maneira. O que está aqui em causa é a participação das pessoas. Quisemos pôr os participantes no palco e dar-lhes voz. Fazê-los participar numa experiência que fica para o resto da vida”, notou.

Nuno Domingo, vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro da cultura

Amauri Alves, alertou para a principal mensagem retratada na peça e demonstrou ter muita expectativa para que mais cidadãos participem no espetáculo. “As pessoas que foram assistir ao último ensaio, muitas ficaram para participar. Precisam de entender o que é o espetáculo e acredito que depois de assistirem vão perceber a proposta”, evidenciou fazendo o convite para que mais voluntários se juntem ao projecto.

Amauri Alves, escritor e encenador da peça

Florbela Rosa e Paulo Cotrim deram o seu testemunho e deixaram um pedido ao público que for ver o espetáculo, “quando chegarem à Escola Prática de Cavalaria, parem e fechem os olhos. Tentem voltar atrás e imaginem o que foi esta parada. Tudo o que foi o 25 de Abril”.

Florbela Rosa – Voluntária
Paulo Cotrim – Voluntário

O espetáculo, que conta com a participação de 70 voluntários, vai recriar de forma dramática e emotiva com cantos, danças e músicas originais, momentos históricos que marcaram o povo português. As cenas retratam a ditadura, a censura, a perseguição política, a tortura e as prisões arbitrárias dos opositores, a guerra colonial e a morte nos campos de batalha, a organização do Movimento das Forças Armadas e a partida da coluna militar da Escola Prática de Cavalaria rumo a Lisboa para o golpe que depôs o governo ditador em 25 de abril de 1974.

“Um Canto de Liberdade” é uma encenação histórica de teatro comunitário produzida no formato de teatro musical pela Câmara de Santarém, encenada por Amauri Alves e Henrique Dias Alves, com composição musical de Flávio Medeiros e coreografias a cargo de Mafalda Murta.

Os bilhetes podem ser adquiridos no valor de 2,50€ e estão disponíveis no Teatro Sá da Bandeira, na plataforma online – BOL e nas lojas Worten, CTT e FNAC.

Os interessados podem também adquirir o bilhete uma hora antes do início do espetáculo.

Leia também...

Governo vai decretar três dias de luto nacional pela morte de Jorge Sampaio

Entre sábado e segunda-feira.

Professora condenada a 19 anos de prisão por matar marido em Abrantes

O Tribunal de Santarém condenou, a 19 anos de prisão, uma professora acusada de ter matado o marido, também professor, no verão de 2018,…

Localização do Aeroporto divide opiniões em Samora Correia

As opiniões dividem-se em Samora Correia entre os que estão contra o novo aeroporto na freguesia, os que consideram ser “um pau de dois…

Praia Fluvial de Constância recebeu o prémio de Praia Revelação

Todos os anos, os leitores do Guia das Praias Fluviais escolhem a sua praia fluvial favorita em todo o território nacional. O critério de…