As vilas de Alcanede e Casével vão receber, no mês de Agosto, o espetáculo de dança contemporânea “Dançar com… Liberdade”. Uma iniciativa que decorre no âmbito do projecto Verão in.Santarém 2023 e integrada em “Vilas e Itiner’Arte”.

Alcanede vai ser a primeira vila a receber o espetáculo no próximo dia 12 de Agosto, às 21h30, no Parque Desportivo. “Dançar com… Liberdade” é apresentado depois na freguesia de Casével e Vaqueiros, no dia 26 de Agosto, às 21h30, no recinto das Festas de Casével, no âmbito da residência com a comunidade local que terá lugar de 22 a 26 de Agosto, no Salão de Festas de Casével. 

A “Flor da Liberdade”, o cravo vermelho, ligada à História de um povo que se ergueu e que cantou bem alto “O povo é quem mais ordena”, é um dos elementos centrais na exploração do percurso coreográfico levando à descoberta de histórias e emoções entre aqueles que vivenciaram o 25 de abril.

Trata-se de um tema com grande significado e que se tornou geracional, havendo a preocupação de não o deixar cair em esquecimento, para que erros do passado não se revejam no presente futuro.

Uma iniciativa que conta com a participação da comunidade local de diferentes faixas etárias e é desenvolvida por Encarnação Noronha, Mafalda Murta e Vítor Murta da Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano.

Leia também...

Festival do Cogumelo na Parreira decorre até domingo

A VIII edição do Festival do Cogumelo da Parreira foi inaugurada ontem, 28 de Fevereiro e prolonga-se até amanhã domingo, dia 2 de Março.…

Exposição de fotografias do Sardoal antigo da autoria de Álvaro Bandeira

O espaço Cá da Terra, no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, recebe, a partir do dia 27 de Maio, a exposição “Gente de…

Bombeiros profissionais desconvocam greve

O Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) desconvocou hoje a greve marcada para 11 e 12 de Novembro. O SNBP tinha marcado uma greve…

PJ apreende duas toneladas de canábis em Mação

Suspeitos aproveitaram-se das falhas no sistema de fiscalização e controlo de exportações de canábis medicinal em Portugal, utilizando documentação e certificados falsos para enviar…