A Estação Zootécnica Nacional (EZN), no Vale de Santarém, tem em funcionamento um equipamento que permite medir a emissão de gases com efeito de estufa resultantes do processo digestivo de bovinos.

Em comunicado, a EZN, polo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), situado no concelho de Santarém, afirma que este equipamento permite incluir, nos seus ensaios, “o estudo da componente do impacto ambiental, que é muitíssimo importante no momento actual”, dando “resposta a questões relacionadas com a Mitigação das Alterações Climáticas em bovinos”.

A unidade GreenFeed foi o primeiro equipamento do género a ser instalado em Portugal, tendo sido já realizado um ensaio, no âmbito do projecto LegForBov, para “avaliar o efeito de uma dieta baseada em forragens biodiversas comparativamente a uma dieta convencional baseada em alimento concentro”, afirma a nota.

“O estudo envolveu 16 bovinos cruzados em fase de engorda e englobou a componente produtiva e a qualidade dos produtos”, afirma, adiantando que a EZN está aberta a receber técnicos, produtores ou outros interessados em conhecer o projecto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…