Santarém recebe fórum sobre a contribuição das Escolas Superiores Agrárias para a prevenção de incêndios

O auditório da Escola Superior Agrária de Santarém recebe, amanhã, dia 22 de Maio, um fórum sobre a Contribuição das Escolas Superiores Agrárias para a prevenção de incêndios e protecção das florestas, organizado pela Comissão Especializada das Agrárias.

O fórum terá início pelas 14h00 e conta com um painel de oradores com representantes de várias entidades regionais e nacionais com ligação às florestas e ao ensino agrário, além da presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

Ao Secretário de Estado, no painel de abertura, juntam-se Jorge Justino, Duarte Costa e Pedro Dominguinhos, presidente do Institututo Politécnico de Santarém, Comandante Operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil e Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, respectivamente.

O fórum contará com vários temas em debate, divididos por várias sessões.

Pelas 15h00 serão apresentadas comunicações de professores das Escolas Superiores Agrárias, com a moderação do Coordenador do Programa de Modernização e Valorização do Ensino Politécnico, Eduardo Beira, em que vão intervir José Mira Potes, presidente da Escola Superior Agrária de Santarém, com o tema “Gestão da Multifuncionalidade em Sistemas Agro-Silvo-Pastoris Mediterrânicos”; Joaquim Alonso da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, com o tema “Avaliação de Incêndios Florestais para a Gestão Multirrisco e Capacitação Territorial do Alto Minho (NW Portugal)”; Susana Dias da Escola Superior Agrária de Elvas, com o tema ” A Utilização dos SIG numa Estratégia de Optimização do Combate a Incêndios”; e Nuno Pedro da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, com o tema “Avaliação do Risco de Incêndio Florestal em Cenários de Alterações Climáticas”.

Pelas 16h15min inicia o painel sobre a prevenção de incêndios e protecção das florestas, com moderação de Rui Pombo, Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Neste painel intervêm Emanuel Oliveira, Consultor em Riscos Naturais e Incêndios Florestais; Mário Silvestre, Chefe da Protecção Civil Distrital de Santarém e José Gaspar, professor da Escola Superior Agrária de Coimbra e Vice-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra.

Pelas 17h30, as conclusões e encerramento serão apresentados por Ana Vale, directora da ESA de Ponte de Lima e Vice-coordenadora da Comissão Especializada das Agrárias.

No final terá lugar uma degustação de produtos da ESA de Santarém.

info, , , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS