Há quase dois anos, a 31 de Agosto de 2018, a Câmara de Santarém aprovou o pedido de informação prévia para construção de um hospital do grupo Luz Saúde num terreno próximo do Retail Park da cidade onde durante anos esteve o esqueleto em betão de um hotel inacabado, mandado demolir em 2013. Neste momento, o promotor do investimento, a Fidelidade Property Europe SA, está a proceder à execução dos projectos de licenciamento de especialidades, que terão de ser aprovados pela Câmara Municipal de Santarém.
O projecto prevê a construção de uma unidade do Grupo Luz Saúde com três pisos e 352 lugares de estacionamento, numa área de 4.276 metros quadrados. O director do Hospital da Luz, Pedro Patrício, revela, nesta entrevista ao Correio do Ribatejo, que o edifício, em termos de modernidade, “será emblemático”, e será uma edificação inteligente, sustentável e eficiente energeticamente.

Em que fase se encontra o projecto para a construção de um hospital do grupo Luz Saúde em Santarém?
O projecto é uma parceria da Luz Saúde e Fidelidade. O projecto está na fase de execução dos projectos de licenciamento de especialidades, após a aprovação do projecto de licenciamento de arquitectura.

Porquê a escolha de Santarém para este investimento?
Porque o Distrito é estratégico para nós, Luz Saúde, e porque temos em Lisboa muitos clientes do distrito e assim queremos estar mais perto dos clientes que nos escolhem diariamente.
Quanto à localização geográfica do futuro Hospital da Luz Santarém é muitíssimo favorável, não só em termos de acessos viários, como também na vantagem de construção de uma unidade de raiz adaptada às necessidades das pessoas e do distrito.

O facto de existir uma Escola Superior de Saúde no concelho pesou nesta decisão?
Olhamos para muitos factores e poder estabelecer parceria na formação de profissionais é um factor muito importante e de longo prazo.

Que dinâmicas ou sinergias se poderão estabelecer?
Evidentemente que pelo prestígio e competência da Escola Superior de Saúde de Santarém (que sucedeu à Escola Superior de Enfermagem de Santarém) e integrada no Instituto Politécnico de Santarém, temos muito interesse em estabelecer parcerias ‘win-win’, onde possamos participar na formação de quadros clínicos e outros protocolos que possam advir desta parceria.
Há outras instituições de formação e educação em Santarém e em todo o distrito que temos interesse em colaborar, como ES Desporto em Rio Maior, a ES Gestão e Tecnologia, a ES Agrária; bem como o Instituto Politécnico de Tomar nas suas áreas de Tecnologias e de Gestão.

O que pode adiantar, concretamente, em relação ao projecto?
Será um hospital generalista, inovador, ao nível programático, da tecnologia a utilizar e dos seus processos, suportado na experiência de gestão hospitalar da Luz Saúde e com as todas valências principais e sempre em estreita ligação ao Hospital da Luz Lisboa, que vai seguramente criar valor para a cidade Santarém e distrito: vamos aumentar e melhorar a oferta de serviços de saúde à população, vamos criar postos de trabalho tanto clínicos como não clínicos, o edifício, posso adiantar, que será emblemático, está absolutamente extraordinário em termos de modernidade e será um edifício inteligente, sustentável e eficiente energeticamente.

Para quando está previsto o início da obra e que expectativas existem para a abertura?
Estamos ainda em fase de execução dos projectos de licenciamento de especialidades, que terão de ser aprovados pela CMS.
Após essa fase, vamos finalizar os projectos de execução de arquitectura e de especialidades, que serão a base para lançamento do concurso de empreitada. Relativamente a datas, tudo depende das aprovações municipais e das entidades de saúde, a nível de aprovação dos projectos, e de autorização de abertura, ou seja, são algumas variáveis que não dominamos. É preferível não avançarmos com datas criando falsas expectativas aos nossos clientes.

Leia também...

Baixo número de casos de covid-19 permite desactivar Posto de Proteção Civil de Tomar

A Câmara Municipal de Tomar decidiu desactivar o o Posto de Comando Municipal da Proteção Civil, devido à situação epidemiológica controlada, apesar do concelho…

Nove urgências do SNS encerradas no fim de semana

Sete serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia e dois de pediatria vão estar encerrados no fim de semana, principalmente na região de Lisboa…

Hospital de Tomar inicia instalação de 836 painéis fotovoltaicos

Um investimento de 507.760,68 euros.

Direção Executiva do SNS garante urgências materno-infantis

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) assegurou hoje que as 12 urgências de obstetrícia e pediatria encerradas estão a funcionar em…