“Este Hospital vai criar valor para a cidade”

Há quase dois anos, a 31 de Agosto de 2018, a Câmara de Santarém aprovou o pedido de informação prévia para construção de um hospital do grupo Luz Saúde num terreno próximo do Retail Park da cidade onde durante anos esteve o esqueleto em betão de um hotel inacabado, mandado demolir em 2013. Neste momento, o promotor do investimento, a Fidelidade Property Europe SA, está a proceder à execução dos projectos de licenciamento de especialidades, que terão de ser aprovados pela Câmara Municipal de Santarém.
O projecto prevê a construção de uma unidade do Grupo Luz Saúde com três pisos e 352 lugares de estacionamento, numa área de 4.276 metros quadrados. O director do Hospital da Luz, Pedro Patrício, revela, nesta entrevista ao Correio do Ribatejo, que o edifício, em termos de modernidade, “será emblemático”, e será uma edificação inteligente, sustentável e eficiente energeticamente.

Em que fase se encontra o projecto para a construção de um hospital do grupo Luz Saúde em Santarém?
O projecto é uma parceria da Luz Saúde e Fidelidade. O projecto está na fase de execução dos projectos de licenciamento de especialidades, após a aprovação do projecto de licenciamento de arquitectura.

Porquê a escolha de Santarém para este investimento?
Porque o Distrito é estratégico para nós, Luz Saúde, e porque temos em Lisboa muitos clientes do distrito e assim queremos estar mais perto dos clientes que nos escolhem diariamente.
Quanto à localização geográfica do futuro Hospital da Luz Santarém é muitíssimo favorável, não só em termos de acessos viários, como também na vantagem de construção de uma unidade de raiz adaptada às necessidades das pessoas e do distrito.

PUBLICIDADE

O facto de existir uma Escola Superior de Saúde no concelho pesou nesta decisão?
Olhamos para muitos factores e poder estabelecer parceria na formação de profissionais é um factor muito importante e de longo prazo.

Que dinâmicas ou sinergias se poderão estabelecer?
Evidentemente que pelo prestígio e competência da Escola Superior de Saúde de Santarém (que sucedeu à Escola Superior de Enfermagem de Santarém) e integrada no Instituto Politécnico de Santarém, temos muito interesse em estabelecer parcerias ‘win-win’, onde possamos participar na formação de quadros clínicos e outros protocolos que possam advir desta parceria.
Há outras instituições de formação e educação em Santarém e em todo o distrito que temos interesse em colaborar, como ES Desporto em Rio Maior, a ES Gestão e Tecnologia, a ES Agrária; bem como o Instituto Politécnico de Tomar nas suas áreas de Tecnologias e de Gestão.

O que pode adiantar, concretamente, em relação ao projecto?
Será um hospital generalista, inovador, ao nível programático, da tecnologia a utilizar e dos seus processos, suportado na experiência de gestão hospitalar da Luz Saúde e com as todas valências principais e sempre em estreita ligação ao Hospital da Luz Lisboa, que vai seguramente criar valor para a cidade Santarém e distrito: vamos aumentar e melhorar a oferta de serviços de saúde à população, vamos criar postos de trabalho tanto clínicos como não clínicos, o edifício, posso adiantar, que será emblemático, está absolutamente extraordinário em termos de modernidade e será um edifício inteligente, sustentável e eficiente energeticamente.

Para quando está previsto o início da obra e que expectativas existem para a abertura?
Estamos ainda em fase de execução dos projectos de licenciamento de especialidades, que terão de ser aprovados pela CMS.
Após essa fase, vamos finalizar os projectos de execução de arquitectura e de especialidades, que serão a base para lançamento do concurso de empreitada. Relativamente a datas, tudo depende das aprovações municipais e das entidades de saúde, a nível de aprovação dos projectos, e de autorização de abertura, ou seja, são algumas variáveis que não dominamos. É preferível não avançarmos com datas criando falsas expectativas aos nossos clientes.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS

ADICIONAR COMENTÁRIOS

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *