O Centro de Bem‑Estar Social de Glória do Ribatejo, em Salvaterra de Magos, inaugura no sábado uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, um investimento de 2,5 milhões de euros que pretende responder à escassez de respostas sociais nesta área.
O presidente da instituição, Rogério Monteiro afirmou hoje à Lusa que o que o concelho, no distrito de Santarém, “tem muito poucas estruturas” destinadas a pessoas idosas e que a nova ERPI “vai resolver parte do problema”, contribuindo para colmatar necessidades “transversais a toda a Lezíria do Tejo”.
Segundo o responsável, o investimento total ascende a 2,5 milhões de euros, tendo participado no projeto o Instituto da Segurança Social, através do programa PARES 3.0, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, a Junta de Freguesia e a própria instituição.
A ERPI agora inaugurada foi construída junto ao edifício já existente do Centro de Bem-Estar Social, onde funcionam outras respostas sociais. A ampliação permitiu integrar “a parte residencial, áreas técnicas como cozinhas, refeitório e lavandaria, e espaços administrativos”, mantendo também em funcionamento a creche.
A nova estrutura terá capacidade para 36 utentes, número que corresponde ao limite previsto no projeto, embora exista “possibilidade de expansão futura com relativa facilidade”.
Além da importância local, Rogério Monteiro destacou que o equipamento “é de grande importância para a toda região”, onde a resposta disponível nesta área “é muito reduzida”.
Segundo o responsável, a seleção dos utentes seguiu o regulamento interno da instituição, com critérios definidos para o processo de admissão.
A cerimónia de inauguração decorre às 11h00, com a presença da secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes.
