A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém acaba de realizar o “Estudo de Tendências do Consumo Alimentar da Geração Z vs. Sustentabilidade” que antecipa as necessidades de consumo alimentar com foco nas preferências dos jovens da geração Z. O ensaio, concebido no âmbito do projecto Farm to Fork New Business, um projecto financiado que visa estimular o empreendedorismo qualificado e inovador no sector agroalimentar, tendo por base a estratégia europeia para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, vai ser apresentado publicamente no dia 18 de Novembro.

O futuro do sector alimentar será marcado por uma conjugação da pressão direta ou indireta das megatendências actuais (alterações climáticas, digitalização, demografia e globalização), das orientações das políticas europeias e públicas, mas também da expressão da vontade e comportamentos dos consumidores, principalmente das gerações mais novas que marcarão o futuro do consumo alimentar, alinhando modelos de negócio e colaboração aos padrões e atitudes de compra esperados nos próximos anos. No cerne destes novos consumidores está a geração Z, que corresponde aos indivíduos que nasceram entre 1995 e 2010, o que significa que têm actualmente entre 12 e 27 anos de idade. Considerando que agrega um conjunto de indivíduos que nunca conheceram um mundo sem internet, esta é também frequentemente referenciada como a Geração dos Nativos Digitais, Zoomers, iGeração ou a Geração Pós-milénio.

A geração Z procura marcas e produtos que correspondam aos seus ideais e valores, assim como serviços flexíveis, transparentes e que lhes proporcione permanentemente novas experiências. Aspectos como o bem-estar e a saúde determinam as suas preocupações nas opções alimentares, preferem produtos frescos e saudáveis e têm em atenção factores como a personalização, a qualidade, os valores da marca, a flexibilidade, a sustentabilidade e o preço, quando optam por um produto, serviço ou marca.

As empresas a operar no sector agroalimentar, bem como os novos empreendedores que pretendam vir a operar neste domínio e os actuais e futuros empreendedores do sector agroalimentar podem alinhar o seu portfólio de produtos e serviços, antecipando os principais desafios e oportunidades do setor.

O “Estudo de Tendências do Consumo Alimentar da Geração Z vs. Sustentabilidade” vai ser apresentado pela NERSANT no próximo dia 18 de Novembro, pelas 14:30, em sessão online de participação gratuita. Os interessados podem inscrever-se no webinar em https://www.nersant.pt/agenda/.

De referir que o projeto “Farm to Fork New Business – Inovação e Empreendedorismo no Sistema Alimentar” é apoiado pelo Compete 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC).

Leia também...

Feira Medieval de Alcanede com apoio municipal

A Feira Medieval de Alcanede, alusiva ao Século XII, organizada pelo Agrupamento…

Dia Internacional do Enfermeiro assinalado na Comunidade

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) assinalou, a 12 de Maio, o…

𝗔𝘂𝘁𝗮𝗿𝗾𝘂𝗶𝗮 𝘀𝗰𝗮𝗹𝗮𝗯𝗶𝘁𝗮𝗻𝗮 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗲 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗮𝗽𝗼𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀

O Município de Santarém homenageou os trabalhadores da Câmara Municipal de Santarém,…

Motard de Rio Maior percorre sozinho 7080 kms pela Europa

Um sócio do Moto Clube de Rio Maior andou 13 dias em…