A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) na Malhada Alta, no concelho de Coruche, está em pleno funcionamento, cumprindo na íntegra as condições impostas na licença de descarga. A empreitada custou 225 mil euros e veio substituir a anterior, e já desactivada, fossa séptica colectiva existente na localidade.

A ETAR foi construída junto da Estrada Nacional (EN) 251, que liga Coruche a Canha.

O investimento executado na construção desta ETAR eleva o nível de tratamento para secundário cumprindo assim os normativos legais para descargas de águas residuais domésticas.

A solução adoptada baseia-se numa unidade compacta de lamas activadas em baixa carga de funcionamento contínuo, constituída por uma zona anaeróbia à cabeça, um compartimento arejado e um decantador, antecedidos de tamisação para tratamento preliminar das águas residuais afluentes.

As lamas resultantes do processo de tratamento sofrem localmente uma redução de volume recorrendo a um espessador gravítico, sendo depois transportadas para outra ETAR para desidratação e posterior destino final adequado.

Antes da devolução da água residual tratada ao meio hídrico receptor, é efectuada a medição dos caudais das águas residuais tratadas.

A ETAR da Malhada Alta é a mais recente das 11 infra-estruturas do género construídas pela Águas do Ribatejo no município de Coruche. Com a activação deste equipamento foi dado mais um contributo para o bom tratamento das águas residuais e para melhorar o conforto e a qualidade de vida das populações servidas pela AR.

A AR-Águas do Ribatejo EIM apela a todos os moradores da Malhada Alta que procedam à ligação à rede pública de saneamento beneficiando de uma solução mais cómoda e mais segura.

Leia também...

Dia dos Paraquedistas assinalado em Tancos

A ministra da Defesa defendeu hoje em Tancos, no Dia dos Paraquedistas, a necessidade de “recrutar, reter e qualificar melhor” para manter o nível…

Dispositivo no Médio Tejo mantém estrutura operacional de combate a incêndios rurais para fase mais crítica

O dispositivo de combate a incêndios rurais (DECIR) na sub-região do Médio Tejo para a fase mais crítica “é muito semelhante ao de 2023”,…

Festival da ‘Sopa da Pedra’ até domingo em Almeirim

A 10.ª edição do Festival da Sopa da Pedra está a decorrer no Parque das Tílias, junto à Praça de Touros, em Almeirim, até…

Aprovada colocação do PDM de Santarém em discussão pública

A Câmara de Santarém aprovou, por unanimidade, a colocação em discussão pública da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal, iniciada em 2002, com…