A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) na Malhada Alta, no concelho de Coruche, está em pleno funcionamento, cumprindo na íntegra as condições impostas na licença de descarga. A empreitada custou 225 mil euros e veio substituir a anterior, e já desactivada, fossa séptica colectiva existente na localidade.

A ETAR foi construída junto da Estrada Nacional (EN) 251, que liga Coruche a Canha.

O investimento executado na construção desta ETAR eleva o nível de tratamento para secundário cumprindo assim os normativos legais para descargas de águas residuais domésticas.

A solução adoptada baseia-se numa unidade compacta de lamas activadas em baixa carga de funcionamento contínuo, constituída por uma zona anaeróbia à cabeça, um compartimento arejado e um decantador, antecedidos de tamisação para tratamento preliminar das águas residuais afluentes.

As lamas resultantes do processo de tratamento sofrem localmente uma redução de volume recorrendo a um espessador gravítico, sendo depois transportadas para outra ETAR para desidratação e posterior destino final adequado.

Antes da devolução da água residual tratada ao meio hídrico receptor, é efectuada a medição dos caudais das águas residuais tratadas.

A ETAR da Malhada Alta é a mais recente das 11 infra-estruturas do género construídas pela Águas do Ribatejo no município de Coruche. Com a activação deste equipamento foi dado mais um contributo para o bom tratamento das águas residuais e para melhorar o conforto e a qualidade de vida das populações servidas pela AR.

A AR-Águas do Ribatejo EIM apela a todos os moradores da Malhada Alta que procedam à ligação à rede pública de saneamento beneficiando de uma solução mais cómoda e mais segura.

Leia também...

Contribuintes têm até hoje para pagar a segunda prestação do IMI

Os proprietários de imóveis com um valor de IMI superior a 500 euros e que não tenham optado em Maio pelo pagamento integral do…

Autoridades registam perto de 5 mil acidentes e 17 mortos entre 15 e 26 de Dezembro

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária registou, entre 15 e 26 de dezembro, 4.852 acidentes, dos quais resultaram 17 mortos, mais quatro do que…

II Feira Internacional de Velharias em Tomar

O Pavilhão da Venda Nova, em Tomar, vai receber de 8 a 11 de Junho a II Feira Internacional de Velharias. A iniciativa começa…

‘Caixa Aberta’ chega às IPSS´s da Chamusca

O município da Chamusca vai levar a todos os Centro de Dia, Centro de Acolhimento e Centro de Apoio Social o projecto CAIXA ABERTA,…