A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Lamarosa, no concelho de Torres Novas está em pleno funcionamento dotando as povoações de Árgea e Lamarosa de um sistema de drenagem de águas residuais domésticas assim como do tratamento final adequado.

Segundo um comunicado da Águas do Ribatejo, a ETAR inclui um sistema de tratamento biológico, do tipo lamas activadas, na vertente de arejamento prolongado. A descarga de efluente tratado é feita na Ribeira dos Mouchões, a cerca de 500 metros do local de implantação da ETAR. A empreitada custou cerca de 1,7 milhões de euros foi financiada por fundos comunitários e capitais da AR.

No sistema da Árgea foram construídos cerca de 1000 metros de colectores e emissários, e duas estações elevatórias e respectivas condutas com uma extensão aproximada de 1136 metros.

No sistema da Lamarosa foram construídos 443 metros de colectores e emissários, e quatro estações elevatórias e respectivas condutas com uma extensão aproximada de 3074 m. A ETAR de Lamarosa foi dimensionada para dar resposta a um equivalente populacional de 1400 habitantes.

Esta operação está incluída num plano de investimentos de 30 milhões de euros no abastecimento e saneamento no concelho de Torres Novas.  

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…