Portugal foi, este ano, o destino escolhido para receber o 52.º Congresso Mundial das Confrarias Báquicas, a decorrer desde o passado sábado, 27 de Maio e até à próxima sexta-feira, 2 de Junho, organizado pela Federação Internacional das Confrarias Báquicas.

O evento reúne cerca de três centenas de participantes, oriundos de mais de 30 países e inclui passagens pelas regiões do Tejo, Minho, Douro, Lisboa e Alentejo.

Para Pedro Castro Rego, Grão-Mestre da CENST, trata-se de “uma ocasião importante para mostrarmos o que de melhor se faz no sector vitivinícola, no turismo e em todos os aspectos relacionados”.

A organização é da Federação Internacional das Confrarias Báquicas e da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal e apoia-se nas diversas Confrarias existentes nos locais por onde o Congresso passará.

Hoje, os congressistas visitaram a Região Tejo, onde almoçaram na Quinta da Atela e visitaram de seguida a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça. Um programa da responsabilidade da Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo que prestou o apoio e organizou esta passagem pela região.

“Será um momento para mostrar as potencialidades e a vitalidade da região do Tejo, não só aos congressistas, mas a todos os que acompanharem este Congresso”, salientou Pedro Castro Rego, sublinhando o “sentimento de envolvimento de todas as entidades ligadas ao sector do vinho neste projecto”.

Os congressistas saíram esta manhã da cidade do Porto, onde se encontravam e foram recebidos por Anabela Tereso, administradora da Quinta da Atela, concelho de Alpiarça, que no ano passado, na Gala Vinhos do Tejo, foi premiada com o prémio de ‘Melhor Espaço de Enoturismo do Tejo’.

Depois de um cocktail de boas-vindas e de uma foto de grupo, seguiu-se um período de breves intervenções onde foi apresentada a região aos congressistas, originários dos cinco continentes, por Luis de Castro, presidente da CVR Tejo e Pedro Castro Rêgo, bem como a Quinta da Atela e os seus vinhos por Anabela Tereso e António Ventura, enólogo.

Os congressistas visitaram de seguida a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, rumando a Lisboa onde o Congresso Mundial das Confrarias Báquicas prosseguirá até à próxima sexta-feira.

“Esta será mais uma ocasião para deixar gravada nos congressistas uma imagem de Portugal, e das suas regiões, que irá perdurar por muitos mais anos, a quem daremos a conhecer algumas das melhores experiências que só Portugal sabe oferecer, reforçando o prestígio da marca Portugal e dos seus vinhos, gastronomia, turismo e cultura de cada região visitada”, conclui Pedro Castro Rêgo, presidente da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…