O projecto ‘Campo Seguro’, que tem por objectivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos, está em fase de actualização de dados no Concelho de Almeirim.

Desde o dia 5 de Abril e até o dia 15 de Maio, os agricultores, moradores, prestadores de serviços e restantes interessados, devem actualizar os seus dísticos que passam a ter a validade de dois anos. O pedido de novos dísticos que permitem a circulação nas estradas de campo entre as 19h00 e as 7h00 é obrigatório.

O projecto ‘Campo Seguro’ nasceu de uma parceria entre a GNR e a Câmara Municipal de Almeirim e já se estendeu a outros concelhos do distrito de Santarém, com resultados positivos no combate à criminalidade em zonas rurais.

Nos últimos seis meses de 2020, a GNR realizou 165 acções de informação e sensibilização a 620 pessoas, junto das comunidades rurais, muito especialmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e protecção contra furtos, em particular contra o furto de cortiça, ou outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não-preciosos.

Os militares da GNR realizaram durante este período, 1197 acções de patrulhamento e fiscalização, tendo sido registados quatro crimes e três contra-ordenações, culminando na detenção de cinco pessoas e na identificação de outras nove. A Guarda apreensão e recuperou 2159 quilos de pinhas; 470 quilos de cortiça; uma arma de caça; 21 cartuchos e quatro escadas.

Perante o crescente número de acidentes que envolvem veículos agrícolas, a GNR realizou 762 acções de sensibilização dirigidas a 1791 utilizadores de tractores e máquinas agrícolas, com o objectivo de os aconselhar para o cumprimento das regras de segurança. Em 2020, o Comando Territorial de Santarém registou 32 acidentes envolvendo veículos agrícolas, menos oito acidentes que o ano transacto.

As recentes alterações ao código da estrada, obrigam estes condutores a circular com arco de segurança, conhecido por “Arco de Santo António”, erguido e em posição de serviço (esta obrigatoriedade aplica-se aos tractores homologados com esta estrutura), bem como a utilização do cinto e demais dispositivos de segurança com que os veículos estejam equipados. Também os tractores e máquinas agrícolas ou florestais e as máquinas industriais são obrigados a possuir avisadores luminosos especiais (rotativo de cor amarela).

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…