O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de seis para 10 os distritos sob aviso amarelo hoje e sexta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, que podem ser acompanhados de trovada e granizo.

Os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 21:00 de hoje e novamente entre as 12:00 e as 18:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo de chuva para Beja, Castelo, Branco e Coimbra vai estar em vigor entre as 12:00 e as 18:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou também o distrito de Faro sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes entre as 00:00 e as 06:00 de sexta-feira e por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sueste com 02 a 2,5 metros, entre as 03:00 e as 12:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do centro e sul, e poeiras em suspensão.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco, sendo moderado a forte nas terras altas, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Portalegre) e as máximas entre os 21 (na Guarda) e os 30 (em Braga).

Na sexta-feira, está previsto para todo o território do continente períodos de chuva ou aguaceiros acompanhados de trovoada e localmente intensos, cenário que deverá prolongar-se pelo menos até domingo.

Leia também...

Santarém inaugura Mercado Biológico

No âmbito do acordo de parceria entre o Município de Santarém e…

Pavilhão Gimnodesportivo de Samora Correia recebe 39ª edição de “Samorgina”

O Pavilhão Gimnodesportivo de Samora Correia vai receber no próximo sábado, dia…

Centro Histórico de Santarém com música, animação e lojas abertas até às 23 horas à quinta-feira em Julho e Agosto

No dia 12, quinta feira, houve mais “In.Downtown” no Centro Histórico até…

Alfredo Silva e Carlos Coutinho nas Comissões Consultivas do COP

As dez Comissões Consultivas do Comité Olímpico de Portugal (COP) para o…