As exéquias da ex-administradora do Jornal Correio do Ribatejo, Teresa Lopes Moreira, falecida na passada segunda-feira, dia 25 de Abril, realizam-se amanhã de manhã, sexta-feira, dia 29, com a urna a ser depositada no Jazigo de Família no Cemitério dos Capuchos, em Santarém, pelas 10:00.
A cerimónia religiosa representa o último Adeus à Docente, Académica e Historiadora que contribuiu, de forma decisiva, para a compreensão do passado recente da nossa história colectiva.
Com um percurso académico, profissional e cívico notável, Teresa Lopes Moreira, nascida a 23 de Setembro de 1964, na freguesia de Marvila, dedicou a sua vida ao ensino e a trazer uma nova luz sobre ‘As Memórias da Cidade’.
Filha de Alberto de Jesus Lopes e de Maria de Lourdes do Rosário Pedro Lopes, Maria Teresa do Rosário Lopes da Cruz Moreira, estudou em Santarém até à conclusão do 12.º ano, primeiro na Escola Primária do Salvador e depois na Escola Secundária “Sá da Bandeira”. Licenciou-se em História, pela Universidade Autónoma de Lisboa (1983-87), completou o Curso de Qualificação em Ciências da Educação, pela Universidade Aberta (1991-92), fez o Mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2001) e era formadora na área e domínio de História / História de Portugal (2003). Era Doutoranda em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese sobre “A Colonização do Piauí no Século XVIII”, sob a orientação do Prof. Dr. João Cosme (2004-06), e doutorou-se em História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2014), onde defendeu a tese com o trabalho de investigação “Todos Têm Direito à Cultura”. A Dinâmica Cultural da Cidade de Santarém (1930-1959)”, sob a orientação do Prof. Dr. José Neves (2014).
A Doutora Teresa Lopes Moreira exercia funções docentes desde o ano de 1987, estando actualmente colocada no Agrupamento de Escolas “Sá da Bandeira”, em Santarém, tendo igualmente exercido funções de Chefe de Divisão do Património, Arquivos e Bibliotecas da Câmara Municipal de Santarém, em regime de comissão de serviço (2006-10), e integrava o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 2012.
Entre a sua bibliografia destacam-se as obras “Todos Têm Direito à Cultura”. A Dinâmica Cultural da Cidade de Santarém (1930-1959)”, que resultou da sua tese de Doutoramento; “Os Pobres também são Gente”. Breve Reflexão sobre o Estado da Cultura em Santarém, Portugal,” publicado na OPSIS 12 (2012): pp. 269-280; “A Etiópia na Obra de Miguel de Castanhoso”, dissertação de Mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2000; “Percursos de Manuel Ginestal Machado”, Catálogo da Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de Manuel Ginestal Machado, Santarém, Círculo Cultural Scalabitano, 2005; e “As Memórias da Cidade de Santarém”, editado em 2018.
Muito sensível às questões culturais e sociais do nosso país, a Doutora Teresa Lopes Moreira integrou a Comissão Executiva para as Comemorações do Centenário do Nascimento de Manuel Ginestal Machado (2005), o projecto da candidatura da Cultura Avieira a património cultural imaterial, dinamizado pela Escola Superior de Educação de Santarém, e a Comissão Popular do 25 de Abril de Santarém, sendo ainda docente “pro bono” na UTIS – Universidade de Terceira Idade de Santarém.
A nossa estimada consócia e brilhante colaboradora Teresa Lopes Moreira faleceu em pleno dia 25 de Abril, o que não poderá deixar de ter, para nós, um profundo simbolismo, posto que esta amiga sempre pugnou pelas conquistas de Abril, na construção de um país livre e democrata, onde todos possamos conviver digna e solidariamente.
A Administração e os Colaboradores do “Correio do Ribatejo”, profundamente consternados por tão infausto desenlace, agradecem a todos quantos se lhes dirigiram a expressar a sua solidariedade nesta hora tão difícil.