A região de Tancos acolhes, até hoje, cerca de duas centenas de militares que participam no exercício militar Bangui 221, que marca o final do aprontamento da 11.ª Força Nacional Destacada Conjunta MINUSCA, para o teatro de operações da República Centro-Africana (RCA).

Esta Força, que irá em breve constituir-se como a Força de Reação Rápida da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da RCA (MINUSCA), foi testada num cenário que procurou recriar o ambiente existente no teatro de operações, possibilitando a validação da sua prontidão para o combate, ao nível do planeamento, controlo e execução das tarefas no âmbito da missão.

O exercício Bangui 221 tem por finalidade demonstrar a capacidade operacional da MINUSCA, bem como permitir a certificação da Força pela Inspeção-Geral do Exército.

Sob o comando do Tenente-Coronel de Infantaria Paraquedista Prata Pinto, a MINUSCA é composta por 180 militares, maioritariamente do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, que se encontra sediado no Regimento de Infantaria N.º10, em Aveiro.

Fazem igualmente parte da Força militares de outras Unidades do Exército Português, que reforçam a sua capacidade operacional, e três militares da Força Aérea Portuguesa, que constituem uma Equipa de Controlo Aéreo Tático.

Das capacidades diferenciadoras provenientes de outras Unidades do Exército, destacam-se as valências na área da Engenharia, do Apoio Sanitário, das Comunicações, da Alimentação, da Manutenção e das Viaturas Blindadas de Rodas PANDUR II.

Leia também...

Coruche: Colisão causa um ferido grave

Uma colisão entre um ligeiro e um pesado de mercadorias em Couço, no concelho de Coruche, causou hoje um ferido grave, adiantou uma fonte…

Águas de Santarém actualiza tarifário para financiar investimentos

A Câmara Municipal de Santarém aprovou, na reunião extraordinária de 29 de Dezembro, realizada por videoconferência, a actualização do tarifário da empresa municipal Águas…

Presidente da Câmara de Tomar é candidata à presidência do Turismo do Centro

A presidente da Câmara de Tomar e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo é candidata à presidência do Turismo do Centro de Portugal e, caso…

Chamusca quer reconhecimento da conclusão do IC3 como prioritária para o país

A Câmara da Chamusca quer que a conclusão do IC3, com nova travessia sobre o Tejo, seja reconhecida como de interesse regional e nacional…