A parceria entre os hipermercados Lidl e os produtores nacionais permitiu exportar 18,2 mil toneladas de frutas e legumes em 2020.

Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl, disse que, entre Março de 2020 e Fevereiro de 2021, foram exportadas 18,2 mil toneladas de frutas e legumes nacionais, correspondentes a 1.064 camiões, para a Alemanha, Irlanda, França, Espanha, Reino Unido, Polónia, Bélgica e Suíça, mercados onde a cadeira de hipermercados tem lojas.

“Estamos muito satisfeitos com o impulso que demos à produção”, mesmo em ano de pandemia, sublinhou.

As exportações abrangeram 390 distribuidores nacionais, que empregam 6.800 trabalhadores. Os dados foram relevados durante uma cerimónia em que foi anunciado o alargamento da parceria de exportação aos pêssegos e nectarinas para 922 lojas na Alemanha.

PUBLICIDADE

Para este ano, é expectável a exportação de 600 toneladas de nectarinas e 400 toneladas de pêssegos.

“O reforço desta parceria vai ajudar ainda mais a produção”, afirmou Gonçalo dos Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Nos últimos dois anos, a cadeia de supermercados duplicou a diversidade de produtos portugueses exportados. Depois de, em 2014, ter iniciado a parceria com a pêra rocha, passou a exportar citrinos, melão e melancia, couves, cenouras, abóboras, frutos vermelhos e castanhas. Foram exportadas 9.600 toneladas de pêra rocha, das quais quase 5.800 só para a Alemanha.

Em 2020, foi iniciada a exportação de citrinos, tendo sido vendidas 1.300 toneladas para os mercados externos. Desde 2015, foram vendidas 76 mil toneladas de frutas e legumes portugueses por via desta parceria.

O presidente da Portugal Fresh reafirmou a importância da parceria para o sector ao “criar escala e contribuir para a cooperação de empresas” e permitir tornar a Alemanha no quinto principal mercado de exportação, quando era nono antes de 2014.

Em 2020, o sector aumentou em 4,4% as exportações, atingindo pela primeira vez os 1.683 milhões de euros.

PUBLICIDADE
Leia também...

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Moinho de Fau e Restaurante no Jardim das Portas do Sol colocados em hasta pública

A Câmara Municipal de Santarém vai realizar um hasta pública, no próximo…