A Mostra Nacional Jovens Criadores (MNJC) já chegou à cidade de Santarém, através da inauguração da Exposição ‘Arquitetura do Comum – Um lugar em construção: olhares sobre identidade, natureza, memória e futuros possíveis’, que decorreu durante a tarde de hoje, na sala multiusos do Convento de São Francisco.
A mostra, composta por obras de arte têxtil, arte digital, cruzamento disciplinar, escultura, fotografia, pintura e joalharia, foi alvo de uma visita guiada, na qual esteve presente João Leite, presidente da Câmara de Santarém, e o respetivo executivo municipal.
A exposição pode ser visitada até ao próximo dia 23 de Novembro, nos seguintes horários: 22 de Novembro (14h00 – 21h00) e 23 de Novembro (14h00 – 18h30).
Durante o dia de hoje, o público teve ainda a oportunidade de assistir a uma mostra de dança no Teatro Sá da Bandeira e a uma mostra de humor no restaurante Tascá.
Ao longo de três dias, a MNJC vai levar até à cidade escalabitana, 130 jovens artistas de todo o país, selecionados a partir de um concurso que conta com jurados reconhecidos como o escritor Gonçalo M. Tavares, a artista Selma Uamusse ou a presidente da Lisbon Fashion Week, Eduarda Abbondanza.
A iniciativa, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e organizada pelo Gerador, em parceria com a Câmara Municipal de Santarém, conta com uma programação que inclui concertos, cinema, performances de stand-up comedy, dança, teatro, entre outros.
A respetiva programação cultural, vai decorrer em vários locais emblemáticos da cidade, como o Convento de São Francisco, o Teatro Sá da Bandeira, a Igreja de São João de Alporão, o Mercado Municipal e os restaurantes Tascá e Central Santarém.
O evento encerrará com a Gala de Entrega de Prémios, onde serão conhecidos os vencedores de cada área artística e distribuídos 15.000 euros em prémios. A cerimónia contará ainda com a presença da Ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes.


















