A Diocese de Santarém, que está a celebrar 50 anos de criação, inaugurou uma exposição que pretende dar a conhecer a história “deste território” deste os tempos “antecedentes até aos dias de hoje”.

“A exposição itinerante ‘Por Cristo, com Cristo, em Cristo – Diocese de Santarém: 50 anos de identidade e missão’ procura dar a conhecer alguns dos antecedentes do território, sobretudo algumas figuras de santidade e aos milagres mais relevantes e depois explora alguns momentos da criação da diocese, quando se entendeu que o território podia ser desanexado do grande território do Patriarcado de Lisboa”, disse Eva Raquel, comissária da exposição.

No Museu Diocesano de Santarém que está também a comemorar o 10.º aniversário, a exposição, patente até domingo, 5 de Janeiro, está organizada em 7 núcleos distintos “que cruzam informação textual, fotográfica, iconográfica e multimédia com objectos artísticos, documentais, devocionais e históricos, numa relação que pretende informar o visitante, através de um discurso acessível e didáctico, acerca do percurso de fé da diocese e das suas comunidades, não esquecendo a forma como hoje cada cristão é chamado a fazer parte deste projeto”, frisou a comissária.

Em estreita relação com estes conteúdos, destaca-se a peça principal da exposição, “pela primeira vez patente ao público”, a Bula Apostolicae Sedis Consuetudinem do Papa Paulo VI, de 16 de Julho de 1975, que cria a Diocese de Santarém.

O sétimo e último núcleo representa cada uma das 113 paróquias da Diocese de Santarém, terminando com um convite a que “cada visitante possa inscrever o seu nome, e o daqueles que marcaram o seu percurso de fé ao longo da sua vida, e que hoje já não estão entre nós, quais pedras vivas desta Igreja particular, chamada Diocese de Santarém”, referiu Eva Raquel.

A exposição é itinerante e vai percorrer, durante 2025, os 13 concelhos que constituem o território da Diocese de Santarém, com “o apoio das respectivas câmaras municipais”.

Este retomar da história dos 50 anos “não é apenas para fazer memória” ou para “recordar de um passado, é uma vida que se retoma e, portanto, com aquilo que se fez, com as pessoas que estiveram, com os valores que se levantaram, com aquilo que foi referido para o passado, vamos reler, retomar o presente e assumir o futuro”, disse D. José Traquina, bispo de Santarém.

As exposições têm uma “dimensão cultural”, mas “não é para fugir da realidade, mas para fortalecer naquilo que é a responsabilidade de cada cristão”.

A peça “mais antiga” do núcleo de Santarém “é uma Santíssima Trindade que vem da Paróquia de Alcanhões, do século XV”, mas estão peças “até ao século XXI e que são essas também que projectam para o futuro”, disse Eva Raquel.

“Nós precisamos das peças antigas para nos identificarmos com elas e as nossas comunidades sentem essa identificação sobretudo através dessas peças mais antigas”, completou.

No mesmo dia da inauguração da exposição ‘Por Cristo, com Cristo, em Cristo – Diocese de Santarém: 50 anos de identidade e missão’, que decorreu no passado dia 09, foi estreada, na Sé de Santarém, a cantata da ‘Cruz ao Ouro’

Nesta data tão “especial”, a diocese entendeu que era “interessante encomendar uma cantata”, sublinhou o padre Joaquim Ganhão, diretor do Museu Diocesano de Santarém.

Com letra do padre João Paulo Quelhas e a música do Sílvio Vicente, a cantata retrata “as zonas da diocese, lembrando os seus três bispos e os seus lemas, tendo lá pelo meio uma menção muito interessante à Imaculada Conceição, a Nossa Senhora, e terminando depois com um convite à alegria, que é no fundo o lema episcopal do atual bispo”, realça o padre Joaquim Ganhão.

Leia também...

Vinho “Encostas de Xira” triplamente medalhado

O vinho “Encostas de Xira”, uma produção do Município de Vila Franca…
Foto ilustrativa

Quatro detidos por suspeita do furto de 1,3 toneladas de cortiça em Coruche

Quatro homens foram detidos no passado sábado no concelho de Coruche, por…

Um ferido em choque entre carro e moto em Almeirim

Um jovem com 29 anos de idade sofreu ferimentos considerados ligeiros num…

Câmara de Santarém oferece marcador de livro no Dia da Mulher

Câmara de Santarém assinala na sexta-feira, dia 8 de março, as comemorações…