A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) vai organizar uma mostra documental da obra bibliográfica do engenheiro agrónomo António Augusto Antunes Júnior, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, que este ano comemora o Património Inclusivo e Diversificado, através do tema partilhado do Património de e para todos, porque o património é nosso.

O engenheiro agrónomo António Antunes Júnior foi distinguido pela cidade de Santarém, no ano do seu falecimento, 1960, com a atribuição do seu nome à rua, na qual tinha residido e é vulgarmente apelidada pelos escalabitanos, como a “Travessa dos Bombeiros”.

As publicações de Antunes Júnior incidem essencialmente no âmbito da enologia, caracterização agrícola e florestal do Ribatejo e das práticas agrícolas utilizadas para o desenvolvimento da cultura do cânhamo, nos finais da década de 30 e início da de 40, do século passado, de modo a fornecer fibra têxtil, à fábrica de Fiação e Tecidos de Torres Novas, tão procurada em tempos de guerra, na qualidade de Chefe da Brigada Técnica da X Região.

Para além de agrónomo e enólogo, Antunes Júnior, participou em diversas iniciativas de promoção da cidade de Santarém e do Ribatejo, quer na organização das Feiras Francas de 1925 e 1926, como o “Cortejo a Baco”, inserido no programa da Feira-Exposição de Santarém de 1936, na noite de 30 Maio. Em 1940, ano de celebração do Centenário da Fundação de Portugal e da Restauração da nacionalidade, a Junta da Província do Ribatejo associa-se ao Programa das Comemorações Nacionais dos Centenários, com a apresentação da Parada Agro-pecuária, tendo como vogais da referida Comissão o António Augusto Antunes Júnior e António Augusto de Castro.

PUBLICIDADE

As publicações do notável Antunes Júnior, revelam um profundo conhecimento das tradições e da cultura dos ribatejanos, em particular as do mundo rural, em que destacamos Notas sobre o Ribatejo e o seu calendário agrícola (1939) e Ribatejo vinícola: esboço monográfico vitivinícola (1946). Estudos citados e referidos por investigadores actuais em publicações recentes.

A exposição evocativa do eng. agrónomo António Augusto Antunes Júnior conta ainda com outras formas de património, que permitem visualizar alguns dos eventos referidos, a partir de um click.

A ESAS contou com a colaboração da Biblioteca Municipal, na cedência de alguns documentos que permitiram exibir a bibliografia de referência do notável agrónomo, enólogo Antunes Júnior.

Nesta exposição outras curiosidades são reveladas, que pode ser visitada, na Biblioteca da Escola Superior Agrária de Santarém, de segunda a sexta (9h-12h 30m; 14h-17h 30m), até ao dia 15 de Outubro.

PUBLICIDADE
Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.