A Galeria do Mercado Municipal de Coruche recebe, de 8 a 31 de Março, a exposição temporária “Mulheres e Resistência – ‘Novas Cartas Portuguesas’ e outras lutas”, cedida pelo Museu do Aljube e integrada nas celebrações do Dia da Mulher (8 de Março) e dos 50 anos do 25 de Abril.

Também em exposição, parte do acervo que o fotógrafo Armindo Cardoso registou no Concelho entre 1979 e 1980. Aberta à comunidade educativa e à população em geral, a mostra contribui para refletir sobre o papel das mulheres ao longo dos 48 anos de resistência ao fascismo, bem como sobre a sua importância na conquista da Liberdade no País. A exposição sublinha ainda o contributo de mulheres que, com origens e percursos distintos, inventaram e concretizaram batalhas pelos seus direitos, pela justiça social e pela liberdade, dos anos 30 do século passado ao 25 de Abril de 1974.

A partir da obra “Novas Cartas Portuguesas”, publicada conjuntamente pelas escritoras portuguesas Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa (Três Marias) em 1972, a exposição aborda o papel da repressão, o valor da solidariedade e a importância do processo literário e político que envolveu as Três Marias. O livro, escrito a seis mãos e terminado em maio de 1971, foi publicado um ano depois, tendo a primeira edição sido recolhida e destruída pela censura três dias após o lançamento. Singular, a obra elucida-nos sobre a relevância de uma vitória literária sobre a tacanhez. O percurso expositivo valoriza também o papel de tantas mulheres que lutaram e venceram batalhas pelos seus direitos.

A obra e o seu tempo, o processo e o julgamento, a solidariedade internacional, o 25 de Abril e a absolvição são temas de um tempo em que, escreveu-se, a mulher não existia no Estado Novo. Quem visitar a Galeria do Mercado Municipal pode ainda conhecer parte do acervo fotográfico registado por Armindo Cardoso em Coruche entre 1979 e 1980, que reúne imagens ilustrativas do papel da mulher nas rotinas do trabalho após o 25 de Abril. Lutas Operárias, camponesas, antifascistas e outras jornadas de Resistência marcam também a exposição temporária “Mulheres e Resistência – ‘Novas Cartas Portuguesas’ e outras lutas”, mostrando-nos que o combate por direitos fundamentais se mantém atual no ano de comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

Leia também...

4.º Mercado da Aldeia Natal de regresso à Vila da Marmeleira

O 4.º Mercado da Aldeia Natal da Vila da Marmeleira, está de regresso à localidade do concelho de Rio Maior, no próximos dia seis…

Ministro do Ambiente diz que futuro da floresta passa pela gestão integrada

O Ministro do Ambiente e Ação Climática defendeu hoje que o futuro da floresta passa pela constituição de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem…

Morreram cinco idosos após surto em lar ilegal de Samora Correia

Um lar ilegal de Samora Correia, concelho de Benavente, registou cinco idosos mortos pela covid-19, avançou o presidente da câmara, referindo que os outros…

Município de Santarém recebe professores do Projecto Erasmus+ Talent

O grupo de 12 professores participantes no Projecto Erasmus + “Teaching and Acquiring Learning European NetworkTools” (Talent), a decorrer no Instituto Politécnico de Santarém,…