A Galeria do Mercado Municipal de Coruche recebe, de 8 a 31 de Março, a exposição temporária “Mulheres e Resistência – ‘Novas Cartas Portuguesas’ e outras lutas”, cedida pelo Museu do Aljube e integrada nas celebrações do Dia da Mulher (8 de Março) e dos 50 anos do 25 de Abril.

Também em exposição, parte do acervo que o fotógrafo Armindo Cardoso registou no Concelho entre 1979 e 1980. Aberta à comunidade educativa e à população em geral, a mostra contribui para refletir sobre o papel das mulheres ao longo dos 48 anos de resistência ao fascismo, bem como sobre a sua importância na conquista da Liberdade no País. A exposição sublinha ainda o contributo de mulheres que, com origens e percursos distintos, inventaram e concretizaram batalhas pelos seus direitos, pela justiça social e pela liberdade, dos anos 30 do século passado ao 25 de Abril de 1974.

A partir da obra “Novas Cartas Portuguesas”, publicada conjuntamente pelas escritoras portuguesas Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa (Três Marias) em 1972, a exposição aborda o papel da repressão, o valor da solidariedade e a importância do processo literário e político que envolveu as Três Marias. O livro, escrito a seis mãos e terminado em maio de 1971, foi publicado um ano depois, tendo a primeira edição sido recolhida e destruída pela censura três dias após o lançamento. Singular, a obra elucida-nos sobre a relevância de uma vitória literária sobre a tacanhez. O percurso expositivo valoriza também o papel de tantas mulheres que lutaram e venceram batalhas pelos seus direitos.

A obra e o seu tempo, o processo e o julgamento, a solidariedade internacional, o 25 de Abril e a absolvição são temas de um tempo em que, escreveu-se, a mulher não existia no Estado Novo. Quem visitar a Galeria do Mercado Municipal pode ainda conhecer parte do acervo fotográfico registado por Armindo Cardoso em Coruche entre 1979 e 1980, que reúne imagens ilustrativas do papel da mulher nas rotinas do trabalho após o 25 de Abril. Lutas Operárias, camponesas, antifascistas e outras jornadas de Resistência marcam também a exposição temporária “Mulheres e Resistência – ‘Novas Cartas Portuguesas’ e outras lutas”, mostrando-nos que o combate por direitos fundamentais se mantém atual no ano de comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

Leia também...

Igreja “preparada” para resultado de relatório sobre abusos não aponta expectativas

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) assegura estar preparada para “tomar medidas adequadas” que se imponham pelo relatório da Comissão Independente que estuda os casos…

Formações financiadas para Operadores Agrícolas

A TAGUS vai apresentar três formações financiadas para “Operadores Agrícolas” em diferentes áreas, pelas 15h00, do próximo dia 4 de Julho, no Centro Cultural…

Organização do Bons Sons refuta criticas e esclarece que concerto na igreja foi autorizado

A organização do Festival Bons Sons, em Tomar, esclareceu ontem que o concerto na Igreja de S. Sebastião foi um espectáculo intimista autorizado pela…

Portugal avança amanhã para a última fase do desconfinamento

A última fase do levantamento das restrições impostas para a controlar a pandemia entra em vigor em Portugal continental amanhã, 1 de Outubro, com…