Armando Paulo, que integrou a Orquestra Típica Scalabitana entre 1976 e 2006, faleceu esta manhã, vítima de doença prolongada.
Armando Paulo era figura destacada da cultura Scalabitana, somando anos de profunda dedicação ao Círculo Cultural Scalabitano, nomeadamente através da Orquestra Típica Scalabitana que serviu entre os anos de 1976 e 2006.
O seu entusiasmo, força de vontade e entrega total foram bem visíveis na elevada competência que revelou em todos os seus actos, enquanto dirigiu superiormente a Orquestra Típica Scalabitana.
Em Dezembro de 2017, Armando Paulo reuniu em livro seis décadas de história da Orquestra Típica Scalabitana (OTS). A obra, foca-se no período temporal de 1946 a 2006, ano em que o autor abandonou a sua colaboração activa com a Típica. O livro, com registos autobiográficos, reúne também memórias de maestros, músicos, vocalistas e coralistas que, nas palavras do autor “souberam honrar” este projecto que continua a fazer parte da riqueza cultural de Santarém, da região e do País.
Para o editor António Batista Lopes, este livro “é mais uma prova de amor” de Armando Paulo para com a Orquestra Típica Scalabitana, nascida em 1946, no seio do Orfeão Scalabitano.
“Este é um livro que reflecte bem uma parte do riquíssimo percurso desta Orquestra e o amor de década e de entrega de Armando Paulo à OTS”, declarou na altura o responsável da Âncora Editora que chegou a desafiar o autor a lançar uma nova obra que abarcasse toda a história da Típica, o que não chegou a verificar-se.
Para Armando Paulo a Orquestra tinha uma história ímpar e a sua musicalidade própria, que foi escutada em vários países da Europa.
Profissionalmente, Armando Paulo integrava a empresa Seguro Fiel – Mediação de Seguros, Lda, com escritório, em São Domingos, Santarém.
Armando Paulo iniciou a sua actividade ao serviço da Metrópole Seguros – Delegação de Santarém, em Novembro de 1980. Em 1998 iniciou a transferência de toda a sua carteira de clientes para a Fidelidade, experienciando o seu longo percurso como mediador exclusivo com um escritório aberto em sua casa e, dois anos depois, a abertura de um escritório Fidelidade no Bairro de S. Domingos onde se encontra.
Em Setembro de 2O17, Armando Paulo e Márcia Rodrigues estabelecem a criação de uma Sociedade com a junção das respectivas carteiras dando origem à “Seguro Fiel -Mediação de Seguros, Lda.
O corpo de Armando Paulo seguirá amanhã, dia 29 de Outubro, para o Crematório de Santarém, onde será celebrada missa de corpo presente às 12h30. A cremação terá lugar de seguida, pelas 13h00.
Á família enlutada, colegas e amigos, o Correio do Ribatejo endereça as mais sentidas condolências.
