É com enorme pesar e profunda consternação que comunicamos o falecimento de Teresa Lopes Moreira, Administradora do ‘Correio do Ribatejo’, esta manhã, no Hospital Distrital de Santarém, vítima de doença prolongada.

Maria Teresa do Rosário Lopes da Cruz Moreira, nasceu a 23 de Setembro de 1964, na freguesia de Marvila, concelho de Santarém, casada com João Carlos da Cruz Moreira, filha de Alberto de Jesus Lopes e de Maria de Lourdes do Rosário Pedro Lopes.

Licenciada em História, pela Universidade Autónoma de Lisboa (1983-87), Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a dissertação orientada pelo Prof. Dr. António Dias Farinha “A Etiópia na Obra de Miguel Castanhoso” (2001). Doutoranda em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa: “A Colonização do Piauí no Século XVIII”, sob a orientação do Prof. Dr. João Cosme (2004-06). Doutora em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: “Todos Têm Direito à Cultura”. A Dinâmica Cultural da Cidade de Santarém (1930-1959)”, sob a orientação do Prof. Dr. José Neves (2014). Integrava o Instituto de História Contemporânea da Faculdade Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 2012.

Integrou a Comissão Executiva para as Comemorações do Centenário do Nascimento de Manuel Ginestal Machado (2005), o projecto da candidatura de património imaterial “Os Avieiros”, dinamizado pela Escola Superior de Educação de Santarém, bem como a Comissão Popular do 25 de Abril de Santarém.

Escrevia semanalmente no jornal Correio do Ribatejo e pontualmente para a revista universitária brasileira Opsis.

Professora de História desde o ano lectivo 1987-88 tendo leccionado na Escola Secundária do Cartaxo; Escola C+S da Chamusca; Escola Preparatória Mário Beirão, Beja; Escola C+S de Boticas; Escola Preparatória de Alcanena; Escola Básica 1, 2, 3 de Rio Maior; Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos José Tagarro, Cartaxo e Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos D. João II, Santarém. Exerceu os cargos de Delegada de História, Coordenadora do Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas, Directora de Turma, Coordenadora dos Directores de Turma, membro da Assembleia de Escola, avaliadora do Grupo de Recrutamento 200, membro do Conselho Pedagógico e membro do Conselho Geral.

Foi Chefe de Divisão do Património Cultural, Arquivos e Bibliotecas na Câmara Municipal de Santarém em regime de comissão de serviço entre 2006 e 2010. Por inerência do cargo exerceu funções de Directora da Biblioteca Municipal de Santarém e de Vice-Directora do Museu Municipal de Santarém.

Colaboradora da Universidade da Terceira Idade de Santarém onde leccionava História, desde 2011.

Sócia gerente da empresa “Verdade das Palavras” detentora do Correio Ribatejo, desde 2013, Jornal que assim perde a administradora e, paralelamente, uma das suas mais ilustres colaboradoras.

A perda de Teresa Lopes Pereira deixa-nos profundamente consternados, a quem deixamos um singelo, mas muito sentido, obrigado.

As cerimónias fúnebres realizam-se amanhã, terça-feira, dia 26 de Abril. O corpo de Teresa Lopes estará em câmara ardente a partir das 10h30 na Igreja da Piedade, realizando-se cerimónia fúnebre de corpo presente pelas 15h00, seguindo depois para o crematório de Santarém.

João Paulo Narciso

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…